Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > PPGI divulga o balanço das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do PIBIC

Edição atual do Programa Institucional de Bolsas de Inicição Científica apresenta um aumento de 10% em relação à anterior

por PPGI publicado: 02/08/2018 09h00 última modificação: 02/08/2018 09h00

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI) divulga o balanço das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Inicição Científica - PIBIC/IFAM.

O Edital PIBIC 2018/2019 ofertou um total de 264 bolsas, somadas as modalidades Iniciação Científica (IC, para Graduação) e Iniciação Científica Júnior (IC-Jr, para Ensino Técnico). Para efeito de comparação, o Edital PIBIC 2017/2018 ofertava 240 bolsas, o que faz com que a edição atual apresente um aumento de 10% em relação à anterior.

Essa ampliação foi possível graças à parceria firmada entre PPGI e FAEPI, que viabilizou a oferta de 30 bolsas de IC-Jr, utilizando recursos captados através do Centro de Tecnologia Professor Harlan Marcelice (CTHM).

A PPGI também conseguiu incrementar o número de bolsas junto às agências de fomento. No caso do CNPq, aumento de 10% na cota de PIBIC-EM e o retorno das bolsas PIBITI (ambas para alunos do Ensino Técnico). Com relação à FAPEAM, salto de aproximadamente 27% na cota de bolsas PAIC (para alunos de Graduação).

Destaca-se ainda o fato de que esse quantitativo supriu 100% da demanda de bolsas da instituição, o que significa dizer que todas as propostas aprovadas foram contempladas com bolsas para realização da pesquisa.

Essas conquistas refletem o compromisso desta Pró-Reitoria com o desenvolvimento da pesquisa institucional e o empenho na busca de apoio para o fortalecimento da imagem do IFAM como instituição de ensino e pesquisa de grande relevância no contexto regional.