Você está aqui: Página Inicial > PRÓ-REITORIAS > Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação > Projeto desenvolvido com recursos do PADCIT forma Mestre em Ciências Pesqueiras

Notícias

Projeto desenvolvido com recursos do PADCIT forma Mestre em Ciências Pesqueiras

Philip Dalbert da Silva Castro teve como orientadores os professores doutores do IFAM Paulo Henrique Rocha Aride e Adriano Teixeira de Oliveira
publicado: 11/04/2017 15h07 última modificação: 18/04/2017 09h52

Aconteceu no último dia 31 de março, na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a defesa de dissertação do Mestre em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, Philip Dalbert da Silva Castro que teve como orientadores os professores doutores do IFAM Paulo Henrique Rocha Aride e Adriano Teixeira de Oliveira.

A pesquisa intitulada “Parâmetros fisiológicos de três espécies de tucunarés Cichla spp. do lago de Balbina, Presidente Figueiredo, Amazonas” foi financiada com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e de Inovação Tecnológica (PADCIT), na qual tinha como objetivo caracterizar e comparar os parâmetros hematológicas das espécies de tucunaré (Cichla monoculos, Cichla temensis e Cichla vazzoleri) do lago de Balbina. A pesquisa foi conduzida dentro do Campus Manaus Centro e do Campus Presidente Figueiredo do IFAM, sendo possível a partir desta pesquisa averiguar as condições de saúde das espécies de tucunaré existentes no lago de Balbina. A dissertação culminou com o desenvolvimento de dois capítulos que devem ser enviados a revistas nacionais e internacionais especializadas.

De acordo com o coordenador do projeto, Adriano de Oliveira, o financiamento disponibilizado pelo edital PADCIT foi fundamental para a aquisição de equipamentos e materiais de consumo que proporcionaram a formação de um aluno de mestrado, bem como de dois técnicos em recursos pesqueiros que foram bolsistas do projeto. Além disso, o projeto também envolveu a participação de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM.

“Em meio a crise financeira que estamos passando e com a escassez de editais dentro das agências de fomentos estaduais e federais, ter um edital de financiamento para a pesquisa científica dentro do próprio instituto é fundamental para que consigamos desenvolver pesquisa e formar mão de obra especializada na área de recursos pesqueiros”, comentou o coordenador do projeto.

O PADCIT

O objetivo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e de Inovação Tecnológica (PADCIT) é financiar e incentivar a inovação, em todas as áreas de conhecimento, no seu pilar ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do IFAM, a fim de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na instituição.

Até o momento, o Programa já financiou 26 projetos de pesquisa e inovação em duas chamadas do edital. Atualmente, o edital de 2017 está aberto para submissão de propostas até o dia 14 de abril, o qual tem a expectativa de fomentar o desenvolvimento de 15 projetos de pesquisa.

O edital de 2017 encontra-se disponível na página da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do site do IFAM.

 

Foto 1. Da esquerda para a direita, prof. Dr. Paulo Henrique Rocha Aride, prof. Dr. Márcio Soares Ferreira, Mestre Philip Dalbert da Silva Castro, profa. Dra. Alzira Miranda de Oliveira, profa. Dra. María Doris Escobar Lizarazo e prof. Dr. Adriano Teixeira de Oliveira.

 

 

Figura 2. Da esquerda para a direita, prof. Dr. Paulo Henrique Rocha Aride, Mestre Philip da Silva Castro e prof. Dr. Adriano Teixeira de Oliveira.

 

 

Figura 3. Defesa de dissertação em Recursos Pesqueiros nos Trópicos de Philip Dalbert da Silva Castro

 

 

Figura 4. Pesquisadores e estudantes do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos com Vertebrados Amazônicos (NEVA) do IFAM

registrado em: ,