Você está aqui: Página Inicial > ProfEPT > Turma de 2018 do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT realiza no 2º. Semestre de 2019 Exame de Qualificação

Notícias

Turma de 2018 do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT realiza no 2º. Semestre de 2019 Exame de Qualificação

por publicado: 04/05/2020 15h45 última modificação: 25/05/2020 14h49

 

 

 

 

Nos meses de junho, julho e agosto de 2019 foram realizados os Exames de Qualificação dos discentes do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

No dia 24 de junho, o discente Renan Rocha de Holanda apresentou o trabalho intitulado “A trajetória histórica do Instituto Federal de Educação, Ciências de Tecnologia – Campus Eirunepé narrada pelos sujeitos históricos” perante a banca de qualificação que teve como membros: Profa. Dra. Ana Cláudia Ribeiro de Souza, professora orientadora, Prof. Dr. Tiago Veloso dos Santos (ProfEPT-IFPA) como membro titular interno e Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano (IFAM) como membro titular externo.

Leila Maria Carvalho de Souza apresentou no dia 02 de julho de 2019 seu trabalho intitulado “A educação profissional e tecnológica como suporte para a inserção da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho” tendo como membros da banca de qualificação os professores Paulo Henrique Rocha Aride, professor orientador, José Pinheiro de Queiroz Neto (ProfEPT-IFAM), como membro interno e Rosejane da Mota Farias (UFAM) como membro externo.

       

O discente Éder Márcio Araújo Sobrinho defendeu no dia 04 de julho de 2019 seu trabalho intitulado “Educação Física em Ação - A utilização de um Vlog como recurso didático no Ensino Médio Integrado,” tendo como membros da banca de qualificação os professores José Aglada Rivera, professor orientador, Paulo Henrique Rocha Aride (ProfEPT-IFAM), como membro interno e Fidel Guerreiro Zayas (UFAM) como membro externo.

 

Ainda no mês de julho, no dia 04 de julho de 2019, a mestranda Marlece Melo Fonseca, também bolsista da FAPEAM, defendeu seu trabalho de pesquisa intitulado “Educação Profissional e Educação do Campo: construção de uma proposta educativo-pedagógica” perante a banca de qualificação teve como membros: Dra. Deuzilene Marques Salazar, professora orientadora,  e a Profa. Dra. Soraya Farias Aquino (ProfEPT-IFAM), como membro interno e a Profa. Dra. Simone Souza Silva (UEA) como membro externo.

Para finalizar o mês de julho, a discente Aline Neves Peres, também bolsista da FAPEAM, defendeu no dia 26 de julho seu trabalho de pesquisa intitulado “Ensino, Pesquisa e Extensão: formação humana integral com reflexo social” tendo como membros da banca de qualificação os professores doutores Paulo Henrique Rocha Aride, professor orientador, José Anglada Rivera  (ProfEPT-IFAM), como membro interno e Sandra Darwich  (IFAM) como membro externo.

Ao iniciarmos o mês de agosto, a Coordenação Acadêmica Local do ProfEPT, registra os exames de qualificação realizados pela turma de 2018. 

No dia 1º de agosto, o discente Samuel Anderson Ferreira apresentou o trabalho intitulado “Orientação Profissional: contribuição para a formação humana integral” perante a banca de qualificação que teve como membros: Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo, professora orientadora, Profa. Dra. Maria Francisca Morais de Lima (IFAM-ProfEPT) – membro titular interno e Profa. Dra. Cláudia Regina Brandão S. Fernandes da Costa (UFAM) – membro titular externo.

Ainda no dia 1º de agosto, a mestranda Jordane Dias Oliveira apresentou o trabalho intitulado “Formação profissional: os sentidos que emergem das histórias de vida de discentes do PROEJA” perante a banca de qualificação que teve como membros: Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo, professora orientadora, Profa. Dra. Deuzilene Marques Salazar (IFAM-ProfEPT) - membro titular interno e Profa. Dra. Irlane Maia de Oliveira (UFAM) - membro titular externo.

A discente Juliana Sales Vasconcelos realizou, no dia 05 de agosto de 2019, o exame de qualificação do trabalho intitulado “Aprendizagem Baseada em Projetos: uma proposta interdisciplinar para contribuir com educação profissional tecnológica” perante a banca de qualificação que teve como presidente o Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, professor orientador e como membros titulares os professores Dr. Paulo Henrique Rocha Aride (IFAM-ProfEPT) e Dr. Leandro S. Galvão de Carvalho (UFAM).

Com o trabalho intitulado “Educação profissional tecnológica como ação pública promotora da inclusão de jovens em risco social”, o discente José Barbosa da Silva realizou, no dia 06 de agosto de 2019, o exame de qualificação perante a banca de qualificação que teve como presidente a Dra. Maria Francisca Morais de Lima, professora orientadora, e como membros titulares as professoras Dra. Maria dos Anjos Viella (ProfEPT- IFSC) e Dra. Joesia Moreira Julião Pacheco (UEA).

A banca de qualificação sob a presidência do Prof. Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, professor orientador, e pelos membros titulares Profa. Dra. Maria Francisca Morais de Lima (ProfEPT- IFAM) e Profa. Dra. Cássia Maria Bezerra do Nascimento (UFAM), a discente Analucia da Silva França defendeu, no dia 06 de agosto de 2019, o trabalho intitulado “Ropositura de uma sequência didática para a produção textual do gênero relatório técnico-científico na Educação Profissional Tecnológica sob o olhar da politecnia”.

Dando continuidade aos exames de qualificação realizados pela turma de 2018, a Coordenação Acadêmica Local do ProfEPT-IFAM faz os devidos registros. Novo tempo, nova história, novas possibilidades...

Raimar Antônio Rodrigues Leitão apresentou, no dia 12 de agosto de 2019, o trabalho intitulado “Avaliação da Aprendizagem: contribuições para a formação humana integral de discentes do ensino médio integrado” perante a banca de qualificação sob a presidência do Prof. Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto, professor orientador, e membros titulares, Profa. Dra. Maria Francisca Morais de Lima (IFAM-ProfEPT) e Profa. Dra. Mônica de Oliveira Costa (UEA).

No dia 13 de agosto de 2019, a mestranda Júlia Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira apresentou o trabalho intitulado “Criação de uma sistemática de acompanhamento  das  ações  de  permanência  e  êxito  escolar  para  o IFAM” perante  a  banca  de  qualificação  que  teve  como  membros  os professores:  Dr.  Daniel  Nascimento  e  Silva,  professor  orientador, Prof. Dr. José Anglada Rivera (IFAM-ProfEPT) e Profa. Dra. Márcia Irene Pereira Andrade (UFAM).

Ainda no mesmo dia 13 de agosto de 2019, o discente Silvestre Sales de Souza realizou o exame de qualificação do trabalho intitulado “Cartilha de  orientação pedagógica sobre a Indústria 4.0 no ensino técnico” perante a banca de qualificação que teve como presidente o Dr. Daniel Nascimento e Silva,  professor  orientador  e  como  membros  titulares  os  professores    Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto (IFAM-ProfEPT) e Dr. Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho (UFAM).

Com o trabalho intitulado “O saber docente e sua importância para a formação humana integral dos discente dos cursos integrados do IFAM”, a discente Carime Elias Araújo de Medeiros realizou também no dia 13 de agosto de 2019, o exame de qualificação perante a banca de qualificação que teve como presidente a Dra. Maria Francisca Morais de Lima, professora orientadora, e como membros titulares os professores Dr. Cirlande Cabral Silva (ProfEPT- IFAM) e Dra. Marivan Tavares dos Santos (SEDUC).

A banca de qualificação sob a presidência do Prof. Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto, professor orientador, e pelos membros titulares Profa. Dra. Deuzilene Marques Salazar (ProfEPT- IFAM) e Profa. Dra. Jocélia Barbosa Nogueira (UFAM), a discente Francilene da Silva Memória defendeu, no dia 13 de agosto de 2019, o trabalho intitulado “Desvelando o papel do pedagogo na implementação do currículo integrado na educação profissional e tecnológica de nível médio (EPTNM) do IFAM – Zona Leste”.

O trabalho intitulado “Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: tecendo pontes e congregando saberes para a formação” foi defendido pela discente Jéssica Reis Marinho defendeu, no dia 14 de agosto de 2019, perante a banca de qualificação sob a presidência do Prof. Dr. Cirlande Cabral da Silva, professor orientador, e pelos membros titulares Profa. Dra. Maria Francisca Morais de Lima (ProfEPT- IFAM) e Prof. Dr. José Eurico Ramos de Souza (IFAM).

No dia 15 de agosto de 2019, Nilton Azevedo de Oliveira Neto, apresentou o trabalho intitulado “A classificação periódica dos elementos químicos” perante a banca de exame de qualificação sob a presidência do Prof. Dr. Paulo Henrique Rocha Aride e dos membros titulares Prof. Dr. Vanderlei Antônio Stefanuto (IFAM-ProfEPT) e Profa. Dra. Úrsula Regina Vieira Fernandes (IFAM).

Para finalizar os exames de qualificação do mês de agosto, a discente Rosenira Monteiro da Costa Oliveira no dia 26 de agosto de 2019 defendeu seu trabalho de pesquisa intitulado “(Re) conhecer-se: construção da identidade profissional do assistente de alunos” perante a banca de exame de qualificação sob a presidência da Profa. Dra. Deuzilene Marques Salazar e tendo como membros titulares os professores Dr. Paulo Henrique Aride (IFAM-ProfEPT) e Dra. Márcia Irene Pereira Andrade (UFAM).

Desta forma concluímos os meses de junho à agosto de 2019 com trabalhos defendidos pelos discentes, de grande qualidade acadêmica e alto rigor científico, evidenciando êxito e momentos grandiosos de celebração.

Por Deuzilene Marques Salazar
Coordenação Acadêmica Local do ProfEPT-IFAM