Você está aqui: Página Inicial > Profept > Notícias > 2021 > Professor do ProfEPT e egressa do curso publicam artigo em revista Qualis A2

Professor do ProfEPT e egressa do curso publicam artigo em revista Qualis A2

por publicado: 29/09/2021 14h17 última modificação: 29/09/2021 14h17

Este artigo apresenta a integração de duas metodologias que visam o desenvolvimento das Soft Skills, integrando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (Project Based Learning – PBL) a um método prático para a integração de habilidades e mentalidade inovadora no desenvolvimento de soluções, conhecido por Design Thinking - DT. Esta integração se deu no âmbito de um projeto de intercâmbio internacional com equipes formadas por alunos de países diferentes, oriundos de cursos diversos, com outros idiomas, cultura e base de conhecimento, desenvolvido ao longo de dez semanas. Levar aos alunos a formação em Soft Skills nesta multiplicidade se tornou um desafio ainda maior por ter ocorrido em um período de pandemia. Os resultados da integração PBL-DT demonstram o grande potencial destes métodos utilizados de maneira integrada, e atingiu aos objetivos do projeto.

Autores:
José Pinheiro Queiroz-Neto -
Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM
Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Doutorado em Ciências da Computação (UFMG).
Marcella Sarah Filgueiras de Farias
Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino Tecnológico.
Emanuelle Lorena Teixeira Chagas
Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Manaus – AM
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.