Você está aqui: Página Inicial > ProfEPT > Notícias > Egresso do ProfEPT/IFAM-Manaus participa de encontro com juventudes do Brasil e do Reino Unido

por publicado: 02/10/2020 10h49 última modificação: 02/10/2020 10h49

Egresso do ProfEPT/IFAM-Manaus participa de encontro com

juventudes do Brasil e do Reino Unido

No dia 11 de setembro do corrente ano, o egresso do ProfEPT, Samuel Ferreira, participou de um encontro com juventudes do Brasil, alunos residentes no Amazonas, e do Reino Unido, alunos residentes em Londres e Manchester.

O encontro é parte de uma pesquisa desenvolvida em parceria entre as universidades UFAM, UNIR e UnB, intitulada “Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas” e teve a finalidade de proporcionar uma troca cultural entre os jovens dos dois países.

A participação do egresso, no encontro, ocorreu em virtude do convite feito pela Profa. Dra. Cláudia Regina Brandão Sampaio Fernandes da Costa, da UFAM, no dia da defesa da dissertação do egresso, que ocorreu em 31 de julho, do corrente ano, em que a referida profa. atuou como membro titular externo de avaliação.

No encontro, ocorreu um diálogo que perpassou assuntos referentes às realidades enfrentadas pela juventude universitária, tais como os desafios enfrentados pelos jovens para a permanência nas universidades, empregabilidade após formados e a forma como o estado de pandemia afetou os estudos dos participantes. De modo geral, apesar das óbvias diferenças regionais e culturais, os desafios se mostraram bastante similares, com questões relativas à dificuldade do acesso à universidade devido à pobreza, incertezas quanto à entrada no mundo do trabalho e a insegurança no contexto de pandemia.