Você está aqui: Página Inicial > ProfEPT > Notícias > Mestrandas participam do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação na UFAM

por publicado: 16/09/2019 12h29 última modificação: 16/09/2019 12h29

Com o tema “Formação de Professores/as: história, políticas públicas e desafios contemporâneos”, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou no período de 05 a 07 de agosto de 2019, a 18ª edição do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (SEINPE).
O SEINPE é um evento realizado desde 1999 que visa discutir e evidenciar questões educativas relevantes e atuais no cenário nacional e internacional da Amazônia.

Participaram do SEINPE 2019 as mestrandas Júlia Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira e Marlece Melo Fonseca.

profept-cartaz.jpg

A mestranda Júlia Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, participou do evento com apresentação oral do artigo “Gestão democrática e educação integral: vivências em uma escola pública de Manaus”, onde tem ela e os professores Dr. Daniel Nascimento-e-Silva e Dra. Deuzilene Marques Salazar como autores. Este trabalho compôs o Grupo de Trabalho 12 “Educação pública nas escolas da região amazônica: experiências, desafios e estratégias”.

profept-julia.jpg
Foto: Aluna apresentando o artigo (fonte pessoal)

A mestranda Marlece Melo Fonseca também participou do Seminário na apresentação oral do artigo intitulado “Planejamento do Ensino como espaço da decisão coletiva”, no Grupo de Trabalho 12 “Educação pública nas escolas da região amazônica: experiências, desafios e estratégias”. O artigo teve como autoras a professora Dra. Deuzilene Marques Salazar e Marlece Melo Fonseca.

profept-mestranda.jpg
Figura 4: diálogos sobre o artigo

O estudo apresentado no Seminário objetivou analisar os processos de planejamento do ensino desenvolvidos em uma escola estabelecendo uma interface com os princípios democráticos do ensino público. Assim, trouxe evidências do planejamento de ensino numa perspectiva participativa e colaborativa bem como identificou-se os aspectos políticos, culturais e sociais das práticas pedagógicas da e na escola.
A participação no evento possibilitou a troca de experiências com professores/pesquisadores dos conhecimentos e práticas docentes proporcionando a discussão da realidade educacional e a divulgação da ciência.

foto-noticia-profept.jpg
Foto: Apresentadores de artigos do GT 12 (fonte pessoal)