Você está aqui: Página Inicial > ProfEPT > Notícias > Quarta defesa de dissertação no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Notícias

Quarta defesa de dissertação no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

por publicado: 05/06/2019 13h53 última modificação: 06/06/2019 09h14

Quarta defesa de dissertação no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

 

No dia 30 de maio de 2019 a mestranda Ana Maria Silva Pantoja defendeu a dissertação intitulada “Proposta de ensino baseada nas metodologias ativas no Curso Superior de Tecnologia” sob orientação da Profª Drª Maria Francisca Morais de Lima.

 

O estudo investiga os Cursos Superiores de Tecnologia e sua relação com o mundo do trabalho, a partir dos saberes docentes necessários à formação profissional. Com isso, nota-se a importância de trabalhar a relação teoria e prática, objetivando trazer elementos que contribuam para uma formação além da técnica, que vise formar um indivíduo que desenvolva em sua prática, uma postura baseada na resolução dos problemas cotidianos de forma crítica e reflexiva.

 

A banca foi constituída pelo Prof Dr César Lobato Brito (FSDB) e Profa Dra Deuzilene Marques Salazar (IFAM) e presidida pela orientadora Profa Dra Maria Francisca Morais de Lima (IFAM).

 

A pesquisa evidenciou a ausência do saber pedagógico na formação dos professores em estudo, por serem oriundos de diversas formações técnicas, com isso se propõe uma prática de ensino com base nas metodologias ativas.

  

E como produto educacional se propôs a aplicação da “Proposta de ensino Sala de aula invertida – uma metodologia ativa de aprendizagem”, cuja aplicabilidade e validação ocorreu em uma turma do curso de logística do 3º período noturno, com o objetivo de propiciar ferramentas para auxiliar os docentes dos cursos superiores de tecnologia no processo educativo.

 

Parabéns a mais nova mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

 

Por Deuzilene Salazar

03 de junho de 2019