Você está aqui: Página Inicial > ProfEPT > Notícias > Terceira Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Notícias

Terceira Defesa de Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

por publicado: 31/05/2019 13h47 última modificação: 03/06/2019 12h39

TERCEIRA DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

No dia 24 de maio de 2019 a mestranda Josiane Moraes Marinho, defendeu a dissertação intitulada “Futebol para vida: O Gol de Placa é Esse”

 

A investigação trouxe análises e reflexões sobre as contribuições da Educação Física (EF) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como fator de contribuição para a Formação Humana Integral (FHI) dos alunos.

 

A banca foi constituída pela Profa Dra Maria Francisca Morais de Lima (IFAM) e Prof Dr Marco Aurélio Nicolato Peixoto (IFMG) sob presidência do professor orientador Prof Dr Cirlande Cabral da Silva.

Os dados indicaram a identificação de três categorias:  o sentido distorcido e a desvalorização da EF; A EF como disciplina fundamental na EPT e A EF e a contribuição para a formação humana integral.

 

A mestranda conclui afirmando que “é necessário e emergente que a educação física e o esporte sejam ressignificados para que possamos dar sentido à disciplina e significado aos alunos dentro do contexto da EPT contribuindo para a formação humana integral”.

 

Ainda segundo a autora, o jogo de tabuleiro, como produto educacional, tratou de temas como racismo, machismo e homofobia no futebol, dando novos sentidos a prática esportiva, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem, ampliando a outras disciplinas nos mais diversos temas.