Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > 18 de Maio: mobilização contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

As ações ocorreram nos dias 14, 15 e 16 de Maio
por publicado: 21/05/2019 14h48 última modificação: 22/05/2019 12h55

No dia 18 de maio de 1973, na cidade de Espírito Santo, aconteceu um crime que chamou atenção por todo o Brasil. Araceli, uma menina de 8 anos de idade desapareceu, dias depois do acontecimento, ela foi encontrada sem vida e apresentando marcas de violência sexual e crueldade. E apesar de sua natureza, até hoje foi um crime não solucionado.

Foi apenas no ano de 2000, depois do projeto de lei 9970/00  ser sancionado, que a sociedade começou a se mobilizar com projetos e campanhas que sensibilizem a sociedade sobre a gravidade da violência sexual. Desde então, a população brasileira reafirma essa memória para prevenir e enfrentar essa prática contra crianças e adolescentes.

A campanha “Faça Bonito- proteja nossas crianças e adolescentes” hoje está em todos os cantos do Brasil, sendo representada por um uma flor. No IFAM-CMC a temática contou com apresentações de demais profissionais, tal como professor, pedagoga e assistentes sociais que contribuíram para a importância de refletir o assunto.

Para a Psicóloga Cristina Carneiro “o motivo principal dessa mobilização seria a conscientização de jovens acerca da gravidade da temática, e principalmente da importância da denúncia”

A direita Cristina Carneiro.

Segundo dados da organização Save The Children e o Fórum Internacional sobre Exploração Sexual Infantil, a exploração sexual atinge 1,8 milhões de jovens no planeta a cada ano. Nesse dia, o enfretamento à violação de direitos humanos convida não apenas a escola, como também a família, governos e a sociedade civil a se responsabilizarem pela educação sobre esses temas.

“A questão do abuso tem que ser percebida tanto por alunos quanto por adolescentes, é muito importante para evitar prejuízos para a sociedade”. Conta Vagner de Lima, aluno da instituição. O cenário, portanto, é bastante preocupante, e faz-se necessário a denúncia através do disque 100 que possibilita que casos como o Araceli sejam diminuídos ou evitados.

No CMC, além das apresentações dos demais professores além das apresentações sobre a temática, na última quinta-feira (16) alunos e coordenadores do evento finalizaram a semana com música e a escolha de hashtag’s elaboradas por alunos sobre a campanha.