Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > 1º Banco de Sementes Florestais do IFAM – CMC

1º Banco de Sementes Florestais do IFAM – CMC

por publicado: 12/06/2017 11h30 última modificação: 12/06/2017 11h30

Embora o Brasil abrigue entre 10 a 20% do número de espécies conhecidas pela ciência e cerca de 30% das florestas tropicais no mundo (MMA 1998), os componentes básicos da dieta nacional são arroz, feijão, trigo, café, soja, batata e cana-de-açúcar, o que coloca o país como dependente da introdução de genótipos. A partir desta problemática, o Profº André Vilhena fundou o 1º Banco de Sementes Florestais do IFAM, para garantir a variabilidade genética que possibilite seu melhoramento e reprodução, visando à disseminação da cultura de implantação de Viveiros Florestais Experimentais em Escola, Parques, Praças e Avenidas de nossa cidade.

Desde Agosto de 2015, as atividades do Banco de Germoplasma Vegetal estão organizadas em uma Plataforma Experimental da Rede de Recursos Genéticos Vegetais. O Projeto Viveiros Florestais Experimentais, idealizado pelo Profº e Engº Florestal André Vilhena de Oliveira, está estruturado na implantação de Viveiros em Escolas de Educação Básica da rede Púbica Estadual e Municipal de ensino da cidade de Manaus – AM. As atividades são desenvolvidas no âmbito dos Laboratórios de Microscopia e Biologia de Produtos Naturais do IFAM–CMC, por alunos do 3º Módulo do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, em estreita cooperação com as Escolas contempladas, o Exército Brasileiro através do SIGS e a Prefeitura Municipal de Manaus através do Horto Municipal, ambos contribuem com doação de mudas e sementes para análise e propagação aglutinando mais de 30 espécies da Flora Amazônica já catalogada que fazem parte do Banco.

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente – Turma SMA 31 e Professor André Vilhena.

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente com as Amostras populacionais
de Sementes Florestais e o Professor André Vilhena.