Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Trabalhos de alunos do CMC são destaque no 3° dia de CONCEPT

Trabalhos de alunos do CMC são destaque no 3° dia de CONCEPT

publicado: 21/10/2015 18h33 última modificação: 06/01/2016 09h36

O terceiro dia do I Congresso de Ciência, Educação e Pesquisa Tecnológica (CONCEPT) continuou trazendo apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos, exposições e palestras. Durante a manhã, alguns minicursos que haviam iniciado na terça-feira foram finalizados, como o minicurso ministrado pela Profa. MSc. Kátia Maria Guimarães Costa e sua equipe composta por alunos de Licenciatura em Química, intitulado "A química da beleza: uma proposta para o ensino de Química".

Responsável pelo minicurso, a Profa. Kátia Costa conta como foi produtivo chegar ao final do minicurso tendo produzido sabonete líquido, creme hidratante, desodorante artesanal e sabonete glicerinado com seus participantes. "É uma alegria ver o processo todo passo a passo e, no final, ver que os alunos finalizaram todo o processo e obtiveram desempenho excelente. Todos que participaram levaram para casa o kit que produziram".

SAM_4022.jpg

Entre as exposições no Espaço Moronguetá (Hall do CDI), o PET Bio, do IFAM CMC, apresentou um stand com diversos trabalhos desenvolvidos por atuais e antigos petianos. Entre os artigos expostos, havia uma representação de DNA, representações de célula animal e vegetal, estruturas dissecadas de peixes,  banners com trabalhos científicos, insetos empalhados e mais.

SAM_6815.jpg

Sobre os insetos expostos, Iarima Lopes, estudante de biologia do CMC, explica o objetivo da apresentação dos animais. “Aqui estão expostos alguns invertebrados que tem na região amazônica, região essa que sofre intenso desmatamento, então aqui em Manaus, por exemplo, existem muitos invertebrados que as pessoas não conhecem. Outra coisa que estamos tentando passar são pontos positivos e negativos com relação aos fungos. Mostrando que há muitos fungos sendo empregados na indústria alimentícia, farmacêutica, ambiental e principalmente na área medicinal, onde são muito utilizados para tratar de algumas doenças”, exemplificou a estudante.

SAM_6827.jpg

Durante as apresentações orais dos trabalhos da Mostra científica, Aparecida Bitencourt, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Tecnologia de Alimentos do IFAM, feito sob orientação da professora Libertalamar Saraiva e de nome "Produção de couro de pirarucu (Araipama gigas) coproduto gerado no processamento do pescado."

O trabalho apresentado visou a utilização dos resíduos de pirarucu, que eram usados em pesquisas, para uma nova finalidade, como em calçados, artigos de vestuário, ou acessórios, como nas bolsas de couro produzidas pelo projeto. “São tantos produtos vindo dos resíduos que chegam a 43% do peso total do pirarucu, resolvemos trabalhar com a pele porque já tínhamos noção dos processos transicionais de curtimento (processo que leva à passagem da pele para uma matéria estabilizada, no caso o couro). Pegamos a pele do peixe, processamos, minimizamos algumas etapas do curtimento, fizemos esse  trabalho e enviamos para ser finalizado fora do estado”, concluiu Aparecida.

Confira as fotos do congresso no facebook!

Leia mais: I CONCEPT inicia suas atividades

registrado em: