Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > 5ª Expedição Geológica do IFAM-CMC para Presidente Figueiredo

5ª Expedição Geológica do IFAM-CMC para Presidente Figueiredo

por publicado: 07/04/2017 18h07 última modificação: 07/04/2017 18h07

No dia 1 de abril de 2017, alunos dos Cursos Técnicos Subsequentes em Meio Ambiente (Turma SMA 21) e em Edificações (Turma EDF 11) participaram da 5ª Expedição Geológica do IFAM-CMC para Presidente Figueiredo, com objetivo de observar em loco as informações que fazem parte do cenário geológico do Estado do Amazonas.

A excursão de campo, realizada pelo professor André Vilhena de Oliveira – Eng. Florestal e Eng. de Segurança do Trabalho, do Departamento de Química, Alimentos e Ambiente – DQA, faz parte das atividades pedagógicas das disciplinas Geologia Ambiental e Gestão Ambiental na Construção Civil, ministradas por ele.

“As atividades extraclasses são muito importantes para mostrar de forma prática o que se aprende nas disciplinas, possibilitando aos discentes realizar a interação entre a teoria ministrada em sala de aula e a sua aplicação prática”, ressaltou Vilhena.

Durante o percurso, foram abordados a Análise e Coleta Geológica: Análise da Formação de Latossolo Arenitico; Formação Caulim, Formação Manacapuru; Formação Nhamundá; Formação Folhelho / Arenito; Recursos Minerais: Brita, que é produzida a partir da rocha vulcânica (dacito) do Grupo Iricoumé. Além disso, foram coletadas e analisadas a Classe 0, 1 e 3 na Mineradora Manaus, Localizada no Km 152 da BR 174.

Ao todo, 32 alunos participaram da expedição, que saiu do IFAM-CMC em direção ao município de Presidente Figueiredo, com as seguintes atividades programadas:

1ª Parada - KM 35 BR 174 - Afloramento de sedimentos apresentando areal.

2ª Parada - KM 45 BR 174 - Igarapé Cabeça Branca (Afloramento de Caulim)

3ª PARADA - KM 99 BR 174 - Sítio Arqueológico Formação Manacapuru.

4ª PARADA - KM 107 BR 174 - Corredeira de Urubuí.

5ª PARADA - KM 108 BR 174 - Cachoeira das Lages

6ª PARADA - KM 152 BR 174 - Lavra de Rochedo (Extração de Brita - Mineradora Manaus).

Confira as fotos: