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A importância do mestrado para capacitação dos servidores

por publicado: 29/11/2017 17h26 última modificação: 19/12/2017 16h27

 

 

 

 

É fato que estamos na era do conhecimento e, com isso, um curso de pós-graduação pode ser um diferencial para quem quer prosseguir nos estudos, por meio da capacitação em programas de pós-graduação Lato Sensu, que compreende cursos de especialização e MBA ou equivalente, e Stricto Sensu, que abrange mestrados (Acadêmico e Profissional) e doutorados.

Visando isso, o Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro oferta, atualmente, três cursos de pós-graduação stricto sensu: o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

 

 O MPET foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no ano de 2013 e atualmente reúne um grupo multidisciplinar de docentes que desenvolvem pesquisas no contexto do ensino técnico e tecnológico. A primeira oferta do curso ocorreu em 2014, com 12 alunos. Em 2015, foram realizados dois processos seletivos, com um total de 25 vagas, sendo o do segundo semestre voltado somente para capacitação de servidores do IFAM. Dados divulgados pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIPESP) revelam que das turmas de 2014, 2015/1 e 2015/2, o MPET formou um total de 32 Mestres em Ensino Tecnológico, entre eles, 4 são servidores deste Campus Manaus Centro (CMC).

O MNPEF, que é voltado para professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal de conteúdos na Área de Física, formou 14 Mestres em Ensino de Física, entre os anos de 2013 e 2014. Dentre eles, 1 é servidor docente do CMC.

O Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFAM-CMC, Prof. Dr. Amarildo Gonzaga, destacou a importância dos servidores terem a oportunidade de se capacitar nos cursos ofertados pela instituição. Temos a questão de otimização de custo, por exemplo, o servidor não precisa sair daqui de Manaus para estudar, sendo assim reduz os gastos com os transportes, com a alimentação, podendo adquirir vantagens, como por exemplo, de adequar a carga horária dele como funcionário a própria carga horária do curso, e isso nos tem gerado de certa forma bons resultados, além de que ele tem a vantagem de obtenção de uma gratificação a mais em função da progressão dentro da instituição”. Disse ele 

Ao mesmo tempo em que ampliam seus conhecimentos e são treinados em pesquisa científica, os funcionários e alunos desenvolvem projetos, criam soluções ou simplesmente geram conhecimentos que poderão auxiliar na solução de problemas futuros como diferencial no mercado por exemplo. “ O momento em que os alunos se submetem a uma formação de mestrado e doutorado o impacto maior está na questão da contribuição que o próprio curso dá para a progressão por titulação, mas também acaba contribuindo para que haja uma solução na demanda excessiva que existe aqui no Amazonas em relação a carência formativa”. Afirma o Diretor da Dipesp

Além dos dois programas de mestrados citados, temos o mais novo programa de mestrado que vigorou neste ano o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), cujo princípio se embasa na oferta de cursos, currículos e programas direcionados ao mundo do trabalho, se configura como importante canal de acesso à qualificação profissional e está incluída na pauta das políticas públicas do Governo Federal. 

LISTA DOS FUNCIONÁRIOS FORMADOS NO MESTRADO