Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos do Integrado fizeram Visita Técnica na Empresa Manaus Ambiental

Alunos do Integrado fizeram Visita Técnica na Empresa Manaus Ambiental

por publicado: 12/12/2016 10h12 última modificação: 12/12/2016 11h38

No último dia 07/12, os alunos do 3° do Integrado do curso de Química fizeram uma visita técnica na Empresa Manaus Ambiental concessionária que trata da captação, tratamento e distribuição de água na Cidade de Manaus. Os alunos foram recebidos pela Analista de Responsabilidade Social, Sheila Aquino, Francisco Marcelo Supervisor de Produção e Eidi Nishiwaki Coordenador de Controle de Qualidade, que mostrou a Estação de Tratamento de Água e o Laboratório de Análise da Qualidade da água fornecida à cidade.

0000025743-IMG-20161207-WA0070.jpg

Durante a visita foi possível conhecer todo o processo desenvolvido na Estação de tratamento, com enfoque no processo de "flotação". Neste processo a água separa líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção. O flotador funciona por redução de densidade das impurezas fazendo-as flutuar.

0000025743-IMG-20161207-WA0076.jpg

As microbolhas na câmara de flotação se prendem às partículas sólidas e óleos formando aglomerados carregados para a superfície formando uma espuma, então retirada. A flotação permite o controle e remoção de gases e odores da água e controle parcial dos agentes de produção de odores (microrganismos).

0000025743-IMG-20161207-WA0068.jpg

Em seguida os alunos foram ao decantador. A decantação é um método físico de separação de partículas, trabalhando por densidade. A etapa de decantação consiste na remoção de partículas em suspensão mais densas que a água por ação da gravidade. Por final conheceram o Laboratório de Análise de Água da empresa, responsável pelo monitoramento da qualidade da água da rede de distribuição à Cidade de Manaus.

0000025743-IMG-20161207-WA0062.jpg

Foi ainda ressaltada a importância em consumir comente água tratada e os perigos do consumo da água de poços artesianos, uma vez que ingestão da água de poço pode favorecer problemas sérios como equipamentos com incrustações e corrosões e solos contaminados. Normalmente, os poços da Cidade de Manaus são bastante rasos, com média entre 10 e 20 metros de profundidade, sem proteção sanitária (cimentação).

0000025743-IMG-20161207-WA0071.jpg

Os alunos estavam acompanhados pelo professor Msc. Álefe Lopes Viana, do Departamento de Química, Ambiente e Alimentos (DQA) do Campus Manaus Centro. A visita foi uma extensão da disciplina de Operações Unitárias, onde podemos considerar como um momento de bastante relevância para que os alunos conheçam in loco as práticas e cuidados da empresa para com a água distribuída.