Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Aluna do CMC transforma pesquisa realizada no instituto em negócio promissor

Aluna do CMC transforma pesquisa realizada no instituto em negócio promissor

por publicado: 15/06/2016 17h23 última modificação: 15/06/2016 17h23

A estudante do Instituto Federal do Amazonas – campus Manaus Centro (IFAM-CMC), Suane de Andrade Viana, constrói sua trajetória de sucesso iniciada no curso técnico em Química no CMC, atualmente foi selecionada para participar do Coca-Cola Open Up, programa que irá potencializar startups que desenvolvam iniciativas em diversas áreas na região.

Tudo começou durante a graduação em Tecnologia de Processos Químicos, quando Suane participou do Programa de Apoio a Iniciação Cientifica/PAIC, sua pesquisa teve como objeto de estudo o Tucupi, com o título: Análise dos Parâmetros Físico - químicos do Tucupi em diferentes condições de armazenamento, sob a orientação da Profª Drª Rogete Mendonça Batista. Durante o desenvolvimento do projeto foram levantados e definidos os pontos de coleta das amostras a serem analisadas, momento em que a estudante pôde conviver e trocar conhecimentos com os permissionários das feiras, a fim de identificar melhorias para a pesquisa.

TUCUPI DE PRATELEIRA - FOTO LANA SANTOS-7.jpg
Foto: Lana Santos

Com a abertura do edital do programa Sinapse de Inovação em abril de 2015 no Amazonas, a ideia passou a ser tratada como um negócio. Com o título Tucupi de Prateleira - Envase e rotulagem do tucupi para comercialização em supermercados, com orientação da Profª. MSc. Bárbara Elizabeth Costa (UFAM), o projeto foi um dos 40 finalistas (de 1188 propostas) escolhidos para serem fomentados pela FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).

Atualmente o projeto foi selecionado para participar do evento realizado pela Coca - Cola e Artemisia Aceleradora, o Coca-Cola Open Up, um evento que busca por projetos que apontem soluções inovadoras relacionadas a desafios da Região Amazônica . Doze startups selecionadas participarão de uma imersão de alto impacto a bordo de um navio pelo Rio Amazonas, durante os dias 26, 27 e 28 de junho. O objetivo de Suane para o programa é sair de lá com modelagem de empreendedorismo social.

O produto e a empresa

Logo COARACI.png

O principal objetivo do projeto é dispor um alimento com garantia de origem e segurança alimentar, através de implantação das técnicas reconhecidamente eficazes no controle e processos fabris de alimentos, direcionadas e adequadas à produção do Tucupi, bebida que tem como matéria prima a mandioca brava e é parte da cultura e culinária da região norte do Brasil. A empresa responsável pelo desenvolvimento e comercialização deste produto é a COARACI, S de A Viana Fabricação ME.

Hoje, a empresa conta com apoio de diversos setores da sociedade e encontra-se em fase de implantação fabril e captação de recursos. O Tucupi é o carro-chefe da empresa, produzido sob técnicas e tecnologias inovadoras, a COARACI se compromete em dispor a identidade Amazônica às demais regiões do país, aplicando o conceito de sustentabilidade e tendo um perfil de Empreendedorismo Social.

Trajetória acadêmica no IFAM

Suane Viana ingressou no instituto como aluna do Curso Técnico em Química, atualmente cursa graduação em Tecnologia de Processos Químicos, enquanto estudante do instituto foi membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e eleita Conselheira no CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Além de ser aluna-pesquisadora pelo Projeto de Apoio a Iniciação Cientifica - PAIC/FAPEAM e ter participado do Hotel Tecnológico AYTY Incubadora, e idealizadora e voluntária do projeto de Extensão: Movimento Empreende IFAM - MEI, sob Coordenação da Professora Claudia Valle e em Parceria com AYTY Incubadora de empresas - IFAM

A estudante almeja que a parceria continue sendo profícua e duradoura. “Como aluna do instituto Federal e egressa da Escola Técnica Federal do Amazonas, pessoalmente, além de feliz, sinto-me realizada pelas conquistas que posso dividir com essa comunidade acadêmica da qual tanto orgulho sinto em ser parte. Na oportunidade, registro o agradecimento aos professores Tacildo, Claudia Valle, Aurélio e demais Professores da Gerência de Química-CMC, que em diversos momentos se disponibilizaram a contribuir para o projeto. Bem como os Professores Edson e Marcelo - AYTY CMZL” afirma a aluna.