Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Aluno do CMC defende artigo em conferência na Espanha

Aluno do CMC defende artigo em conferência na Espanha

Luiz Eduardo foi o único brasileiro na 7th International Conference on Energy and Sustainability 2017
por publicado: 25/09/2017 15h09 última modificação: 25/09/2017 15h33

O aluno de Engenharia Civil do IFAM-CMC, Luiz Eduardo Bentes Dias, esteve na Espanha nos dias 20 a 22 de setembro para a apresentação do artigo "The Hydrofluvial importance of LP gas transportation in Amazon and its implications" na 7 th International Conference on Energy and Sustainability 2017, promovida pelo Wessex Institute. Foi primeira vez que ele apresentou um trabalho em um congresso internacional.

O aluno destacou a importância da conferência para a sua vida acadêmica, além de agradecer ao Ifam pela oportunidade. “A experiência foi muito importante para o desenvolvimento acadêmico e científico. Agradeço o apoio do IFAM, e principalmente da professora Jussara Cury, pois graças aos seus incentivos e apoio, esse objetivo foi alcançado. Acredito que a vida acadêmica pode ir além dos bancos da universidade, com pesquisas de campo, artigos e atividades extracurriculares”, disse ele.

Luiz Eduardo também falou das dificuldades e dos desafios de se defender um artigo fora do País. Para ele, Além da diferença de fuso-horário, um dos maiores desafios foi ter que apresentar no idioma exigido pela Conferência, no caso inglês. A apresentação durou 15 minutos, com 5 minutos para perguntas da plateia e da banca”.

O artigo defendido teve como objetivo oferecer uma análise sistemática da infraestrutura dos transportes hidrofluviais no Estado do Amazonas e suas implicações para o abastecimento de insumos (GLP) para os Municípios e desenvolvimento da Região Amazônica, além de destacar a importância de uma melhor infraestrutura para expansão destes produtos para a economia do Estado e evidenciar os problemas logísticos deste tipo de transporte.

Os  trabalhos apresentados na conferência serão publicados em uma edição especial do "International Journal of Energy Production e Gestão" (ISSN: 2056-3272 ISSN:2056-3280), periódico de grande circulação no meio científico e acadêmico.

Sobre a Conferência

A 7th International Conference on Energy and Sustainability começou no New Forest, no Reino Unido, sede do Instituto Wessex em 2007; seguido de reuniões em Bolonha (2009); Alicante (2011); Budapeste (2013); Kuala Lumpur (2014); e Medellin, Colômbia (2015). Os diversos tópicos abordados pela Conferência envolvem colaboração entre diferentes disciplinas para chegar a soluções, incluindo estudos de materiais, redes de energia, novos recursos energéticos, soluções de armazenamento, desperdício para sistemas de energia, redes inteligentes e muitos outros.

Sobre  o Instiuto Wessex

O Wessex Institute of Technology é um instituto educacional e de pesquisa localizado no Ashurst Lodge no New Forest National Park, no sul da Inglaterra. O objetivo geral do Instituto Wessex é desenvolver uma série de mecanismos de transferência de conhecimento, particularmente direcionados para a troca de informações entre acadêmicos e profissionais dentro da indústria.