Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Aluno do MPET aplica Design Thinking com alunos de Publicidade e Propaganda em duas Instituições Superiores de Ensino em Manaus

Notícias

Aluno do MPET aplica Design Thinking com alunos de Publicidade e Propaganda em duas Instituições Superiores de Ensino em Manaus

por publicado: 03/12/2018 10h59 última modificação: 03/12/2018 10h59

 

 

 

 

O aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET-IFAM) e professor Amarinildo Osório realizou diferentes experiências de aplicação com o uso do Design Thinking (DT) para o desenvolvimento de projetos, em duas Instituições Superiores de Ensino (IES) em Manaus, a partir da colaboração de 120 alunos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP).  

No total, foram desenvolvidos 22 projetos, sendo: cinco (05) na disciplina Planejamento de Campanha com alunos do 4º período do Curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Faculdade Martha Falcão (FMF – Wyden); no Centro Universitário do Norte (UniNorte) foram nove (09) projetos na disciplina Laboratório de Práticas em PP (com alunos do 6º período) e oito (08) projetos com alunos do 8º período, na disciplina de Empreendedorismo.

Os projetos tiveram resultados entregues em etapas, ao longo do 2º semestre de 2018, usando como abordagem o Design Thinking a partir de três fases: imersão (com o estudo do problema e pesquisas a campo); ideação (para a geração das ideias e propostas de soluções) e prototipação (onde foram construídos artefatos representativos às ideias geradas).

Segundo o Prof. Osório, as experiências trouxeram um novo olhar para o ensino de Publicidade e Propaganda: “Foi uma experiência rica, desafiadora e que trouxe um novo olhar para o desenvolvimento de projetos publicitários na área. Além de um processo organizados em fases, os alunos trabalham diferentes ferramentas e os valores do Design Thinking, que fizeram eles irem a campo, investigar problemas, gerar ideias e prototipá-las”, declarou.

Para o aluno Robert Araújo, do 6º período de PP do UniNorte, a experiência foi inovadora. “Basicamente, quando construímos um projeto publicitário pelos métodos tradicionais, nós buscamos informações na Internet. Com o DT, nós pudemos coletar informações de uma forma diferente. Tivemos que investigar, ir à rua, conversar com pessoas importantes, entender o processo. Isso foi bem diferente”, disse. 

 Já a aluna Fernanda Souza, do 4º período de PP da FMF – Wyden, disse que “desenvolver este projeto nos possibilitou a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Pudemos vivenciar os benefícios de aplicar as técnicas doDesign Thinking para escolher, planejar e executar um trabalho completo. Com certeza, tudo isso trará a nossa carreira profissional grande contribuição e avanço em comunicação para o currículo”, concluiu.

Projetos Multidisciplinares

Os projetos construídos pelos alunos reuniram temas multidisciplinares, incluindo: adoção tardia, proteção aos animais, desenvolvimento de produtos e serviços (com a definição de protótipos), ações e eventos em marketing, planos de negócios e desenvolvimento de marcas. “Agora, vamos iniciar um segundo momento, com a melhoria e detalhamento desses projetos. A intenção é gerar publicações, para socializar os trabalhos gerados”, finalizou Osório.  

Pesquisa de Mestrado

Amarinildo Osório é orientado pela Profa. Dra. Andréa Mendonça, da linha 2 – Recursos para o Ensino, e estão desenvolvendo um estudo sobre o uso do Design Thinking para o ensino de projetos publicitários. Como resultado do trabalho de dissertação, estão organizando um Guia Didático para professores, no formato de um e-book, que se constitui de uma proposta de ensino-aprendizagem que usa DT para o ensino de projetos publicitários. O material compreende: ementa, planejamento de ensino, roteiros de aprendizagem, instrumentos de avaliação e um conjunto de orientações para que professores possam aplicar o DT em sala de aula. 

A partir de março de 2019, o material estará disponível para download no site do MPET, na seção dissertações defendidas, por meio do link

O que é Design Thinking (DT)

É uma abordagem ou modelo mental, focada no ser humano e voltada à resolução de problemas complexos. O DT vem sendo utilizado no mundo dos negócios e na educação para diferentes aplicações, com o propósito de gerar inovação e trabalhar valores como a empatia, a experimentação e a prototipação de projetos.