Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos de Engenharia Civil criam Empresa Júnior

Alunos de Engenharia Civil criam Empresa Júnior

por publicado: 21/09/2017 16h16 última modificação: 22/09/2017 13h18

Na última segunda-feira (18/09), no auditório CDI-1, aconteceu a Assembleia de Fundação da Consultoria de Engenharia Civil (COENG), para empossar os primeiros diretores e aprovar o Estatuto Social da Empresa Júnior (EJ). Esse trabalho está sendo desenvolvido por meio de um projeto de extensão orientado pelo professor Elton Carneiro.

Na ocasião, foram empossados os primeiros diretores:

•  Diretor Presidente: Bruno Gabriel Santos Corrêa;
  •  Diretora de Marketing: Luana Thainá O. Barros;
  •  Diretora de Projetos: Adrielle Mikaelle Silva da Costa;
  •  Diretora de Gestão de Pessoas: Bruna Leticia Soares Diniz;
  •  Diretora Administrativa e Financeira: Larissa da Silva Sena.

Esta ação contou com a participação do Diretor de Expansão da Federação Baré Junior, Rafael Abecassis, que auxiliou as etapas iniciais de fundação da COENG. “Parabéns ao IFAM pela iniciativa uma vez que,  segundo mapeamento da Baré Jr, a COENG é a primeira Empresa Júnior do Estado do Amazonas no ramo de engenharia civíl" , destacou.

O evento contou ainda com a presença da profa. Cristiane Barbosa Costa, chefe do Departamento Acadêmico de Infraestrutura – Dainfra,  da Diretora de Extensão do IFAM-CMC, Licelda Libório dos Santos, e dos alunos de  engenharia civil, química e biologia.

Para que todos entendam, existe uma Lei, publicada em 2016, que "disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior".

O que é Empresa Júnior (EJ)?
É uma entidade organizada sob a forma de associação civil gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior.

Qual a finalidade de uma EJ?
A empresa deve ser criada com fins educacionais e não lucrativos. Os estudantes matriculados em curso de graduação e associados à respectiva empresa júnior exercem trabalho voluntário. Ela só pode desenvolver atividades que se relacionem aos conteúdos programáticos do curso ou constituam atribuição da categoria profissional correspondente.

Qual objetivo e como posso criar uma EJ?
O objetivo é desenvolver a prática acadêmica, aperfeiçoar o processo de formação dos profissionais em nível superior, entre outros.  A Lei N 13.267, de 6 de abril de 2016. regulamenta a criação das empresas juniores.