Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos de Engenharia Civil do CMC apresentam suas pesquisas na UFRJ/COPPE

Alunos de Engenharia Civil do CMC apresentam suas pesquisas na UFRJ/COPPE

Eles estiveram representando o IFAM no XV Rio de Transportes.
por publicado: 18/08/2017 17h31 última modificação: 18/08/2017 17h31

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2017, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os acadêmicos de engenharia civil, do IFAM-CMC, Iraúna Maiconã Rodrigues de Carvalho, do 6º período, e Maximillian Nascimento da Costa, do 8º período, apresentaram suas pesquisas científicas no XV Rio de Transportes.

Iraúna apresentou o trabalho “Aplicação do Sistema de Transporte Intermodal em Manaus, com ênfase no Transporte Aquático como alternativa urbana”. O objetivo da pesquisa foi propor um projeto para área de transporte, utilizando dois tipos de modais diferentes, o transporte hidroviário e o rodoviário, pois seria mais uma alternativa de transporte para os amazonenses. Ele destacou como foi a sua participação no evento. “Foi minha primeira apresentação em outro Estado, a experiência na COOPE foi bastante boa e a receptividade foi imensa. Manaus, em relação ao transporte, é algo inédito para eles, porque as maiorias dos trabalhos científicos apresentados são das regiões sul e sudeste”, disse ele.

Maximillian destacou a satisfação de ter o trabalho, intitulado “Shopping Center como atrativo de condomínios verticais e as influências no tráfego viário”, aprovado na UFRJ. “Ter o trabalho científico aprovado em uma das mais bem conceituadas universidades do Brasil, me fez sentir orgulho de fazer parte desse universo acadêmico do IFAM, e em levar o nome do Amazonas para outras partes do País”, ressaltou. O objetivo da pesquisa foi quantificar a influência no tráfego da Avenida Coronel Teixeira, sob a ótica dos modelos de centralidade urbana na área de influência do Shopping Ponta Negra. Para ele, “não apenas a sociedade, mas também o poder público, podem utilizar os dados científicos coletados, com intuito de evitar ou mitigar um possível colapso de trafegabilidade no trecho estudado”.

Os dois acadêmicos foram orientados pela profa. Jussara Maciel, que destacou as conquistas do curso neste ano. “Em 2017, já tivemos 15 artigos dos alunos de engenharia civil aceitos em diferentes eventos científicos, inclusive internacional. Realmente, fico muito contente com o progresso deles”. A professora contou ainda, com saudosismo, que realizou seu Doutorado em Planejamento de Transporte e Logísitica no local onde, agora, os seus alunos acabaram de apresentar seus trabalhos. “O Iraúna e o Max foram participar de um congresso na Universidade que cursei o doutorado, ou seja, eles conheceram os meus professores do bloco da engenharia da UFRJ, além de participarem de palestras que visam discutir o transporte e propor melhorias para as cidades como um todo, formando grupos de pesquisas em diversas temáticas da área de transporte”.

Sobre o evento

O XV Rio de Transportes tem como objetivo apresentar e debater aspectos relacionados ao desenvolvimento do transporte. No evento são apresentados trabalhos versando sobre todas as modalidades de transportes de carga e passageiro. São privilegiadas as contribuições que se destaquem por sua relevância científica ou tecnológica e por seu caráter inovador.

Informações: Rio de Transportes

registrado em: , , ,