Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos de Engenharia Civil do IFAM-CMC apresentam artigo na França

Alunos de Engenharia Civil do IFAM-CMC apresentam artigo na França

por publicado: 05/12/2017 14h40 última modificação: 05/12/2017 14h40

Os alunos de engenharia civil do IFAM CMC, Iraúna Carvalho e José Vitor Dutra, apresentaram seus trabalhos de pesquisa na área de transporte no 1st SYMPOSIUM OF INTERNATIONAL NETWORK « MICHELIN CITIES » and «SUSTAINABLE CITIES na Universidade de CLERMONT AUVERGNE (UCA) na França, realizado no período de 29/11 a 01/12 de 2017.

Os assuntos debatidos no evento envolviam sustentabilidade das grandes cidades, onde destacou-se a questão da mobilidade urbana, objeto de pesquisa dos alunos do IFAM. Iraúna apresentou o artigo “Smart Cities, Urban mobility and Waterway transportation in Manaus- Brazil” e José Vitor apresentou o artigo “Proposal for a Walk Street in Manaus Downtown”.

Iraúna Carvalho, aluno do IFAM-CMC, relata a experiência de ter defendido o seu trabalho, “A experiência de participar em um evento internacional é indescritível. Fomos os únicos alunos de graduação que defendemos artigos, o restante eram alunos de doutorado e de Pós doutorado. A pressão foi maior ainda, mas graça a Deus as apresentações ,minha e do meu colega José Quaresma, deram tudo certo. Ainda de quebra, teve uma professora francesa que gostou muito do meu artigo e pediu pra mim fazer contato com ela após o término do evento , ela tinha perguntado se eu era aluno de doutorado ou pôs doutorado , e eu lhe respondi que era apenas da graduação, e ela ficou mais surpresa ainda. Outro marco deste evento , foi ter conhecido o Secretário de Planejamento de Itatiaia -RJ, ele ficou muito feliz em ter visto brasileiros se deslocando para eventos internacionais e defendendo ideias de melhorias para nossa cidade”, afirma o aluno.

O artigo de Iraúna trata de uma nova proposta no sistema de transporte público, com o uso da integração do transporte Rodo-Hidroviário, dando um destaque maior no modal aquático, pois segundo ele, nossa cidade possui um potencial hidrico para suportar o uso de transporte aquático como uma alternativa urbana, apenas falta encorajamento político para pôr em prática essa proposta. E essa proposta está dentro do conceito de “Smartie Citie” ou cidades inteligentes , que cujo um dos conceitos é relacionado a inovação na mobilidade urbana de uma cidade, no qual se trata o assunto do artigo.

Já para José Vitor, que fez a sua primeira viagem internacional, ele destaca a importância do evento para a sua vida acadêmica, “Foi uma experiência única na minha vida acadêmica e pessoal. Sendo a minha primeira viagem internacional, eu pude ver o funcionamento do transporte em Paris e Clermont-Ferrand (cidade do Simpósio). No evento, conheci novos temas que ainda não havia ouvido falar aqui no Brasil, algumas pessoas no evento foram bastantes simpáticas comigo e com Irauna Carvalho e nos encentivaram bastante a continuar nossos estudos, após a graduação, no exterior".

O tema do artigo de José Vitor foi uma proposta de rua pedestre no Centro de Manaus, com foco na análise dos veículos, uso do solo e caminhabilidade  na rua em estudo. Esse artigo teve o ojetivo de mostrar que existe outros tipos de mobilidade urbana que a cidade de Manaus poderia investir.

Os dois alunos agradeceram o IFAM pelo apoio e destacam a ajuda de sua Orientadora, a Profª Jussara Socorro Cury Maciel, que ajudou bastante na elaboração dos artigo e na ida ao evento.