Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos do CMC conquistam medalhas no JIFEN 2017

Alunos do CMC conquistam medalhas no JIFEN 2017

por publicado: 15/09/2017 13h37 última modificação: 15/09/2017 13h37

Os alunos do Campus Manaus Centro (CMC) ajudaram a garantir bons resultados para o Ifam nos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Norte (JIFEN), que ocorreu no período de 27/08 a 03/09, no Instituto Federal do Pará (IFPA). Ao todo, foram dezesseis conquistas: oito na Natação, três no Xadrez, uma no Atletismo, uma no Futebol de Campo, uma no Futsal, uma no Handebol e uma no Voleibol.

Participaram da Etapa Regional:

• Gabriel Litaiff Gil (Natação);
  • Gustavo de Souza Miranda (Natação);
  • Sofia Vasconcelos Vieira (Xadrez);
  • Lorena Karen de Andrade Leones (Xadrez);
  • Felix Patrick Lima da Silva (Xadrez);
  • Fernando Lima Almeida de Oliveira (Futebol de Campo);
  • Andrielly Risso Pereira (Futsal);
  • Luís Antônio Polari (Handebol);
  • Luiz Henrique Pantoja Oliveira (Handebol);
  • Thiago Fernandes Fonseca (Handebol);
  • Janaina Nascimento Pereira (Handebol);
  • Fábio Lima de Oliveira (Voleibol);
  • Michael Diniz (Atletismo).

Na natação, Gabriel e Gustavo subiram oito vezes ao pódio, conquistando cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Além disso, tivemos duas quebras de recorde: Gabriel Litaiff no 50m costas e Gustavo Miranda no 100m costas. Juntos, eles faturaram medalhas de ouro nos revezamentos 4x50 livre e medley. Gabriel conquistou mais um ouro no 50m livre e um bronze no 100m livre. Gustavo trouxe, ainda, duas pratas dos 100m peito e 200m livre.

Equipe de natação

Em entrevista, o atleta Gustavo de Souza Miranda destacou que no seu ensino fundamental não havia tanta oportunidade como tem agora. “Estudar no Ifam me abriu as portas. Aqui a educação é muito boa. Além disso, a Instituição nos proporciona uma relação com esporte, que eu gosto muito”, disse Gustavo.

No xadrez feminino, Sofia Vasconcelos ganhou ouro no individual e prata na modalidade por equipe, juntamente com Lorena Karen. Na modalidade por equipe do xadrez masculino, Felix Patrick ajudou a conquistar mais um ouro para o Ifam.

Andrielly Risso participou da equipe de futsal e foi campeã invicta, garantindo o ouro na final por 4x0 contra a equipe do Instituto Federal do Pará (IFPA). No futebol de campo, a equipe liderada pelo aluno Fernando Lima também garantiu o ouro por 2x0 contra o IFPA. O handebol, por sua vez, trouxe medalhas de prata com os alunos Luís Antônio Polari, Luiz Henrique Pantoja Lima e Thiago Fernandes Fonseca. Conquistamos ainda duas medalhas de bronze, uma no atletismo com Michael Diniz e outra no voleibol com Fábio Lima de Oliveira.

Equipe de Futsal

Equipe do futbol de campo

Equipe de xadrex

Equipe de atletismo

Para a professora de Educação Física Lorena Queiroz, o esporte é fundamental na formação dos alunos e os Jogos ajudam a promover o intercâmbio entres os Institutos. “O Ifam tem por finalidade desenvolver um intercâmbio sócio-esportivo-cultural na área do desporto escolar entre os jovens estudantes e atletas dos diferentes campi do Ifam, dos if's regionais e nacionais. Através dos jogos, eles exaltam esta prática social como um dos fatores que contribuem para a formação e o exercício da cidadania por meio da integração, além de promover a continuidade do processo pedagógico vivenciado nas aulas de educação física e treinamentos”, disse ela.

Na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, que acontecerá no período de 03/10 a 08/10 em poços de Caldas-MG, os nadadores Gustavo e Gabriel bem como os enxadristas Felix Patrick e Sofia Vasconcelos estarão na delegação que representará o Ifam na busca por novas conquistas.