Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos do CMC defendem artigos em eventos científicos

Alunos do CMC defendem artigos em eventos científicos

por publicado: 30/10/2018 13h10 última modificação: 08/01/2019 08h21

Os acadêmicos Erick Batalha, Bruna Diniz, Luiza Vitoria, Isabel Cristina de Engenharia Civil e Lorena Quiroz de Engenharia Mecânica, apresentaram seus artigos no VII Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (VII SINGEP). O evento aconteceu nos dia 22 e 23 de Outubro na Universidade Nove de Julho -UNINOVE em São Paulo.

O artigo de Erick teve como tema: Utilização do Gás Natural no Transporte Coletivo de Manaus: Uma Análise Econômica e Socioambiental. O proposito de seu trabalho é analisar socioeconômicamente uma possível mudança de matriz energética da frota de ônibus do transporte coletivos de Manaus, substituindo o óleo diesel por gás natural. Seu trabalho contou com a laboração de Camila Monteiro e a orientadora Jussara Cury Maciel.

Sua participação no VII SINGEP foi bastante importante, pois foi possível ter um diálogo aberto com profissionais e pesquisadores da área, “É uma experiência bastante gratificante academicamente falando, poder apresentar seu trabalho em um local envolto de pesquisas dos mais variados cantos do Brasil e do mundo. Pude abrir meu horizonte de ideias e conhecer outros pesquisadores, estabelecendo um Network com mundo a fora. Fiquei muito agradecido pelo o IFAM ter me dado essa oportunidade de me apresentar em outro estado, me ajudando com os custos e principalmente a minha professora orientadora, Doutora Jussara Cury Maciel, disse ele.

Bruna Diniz apresentou sobre: "A importância da educação de trânsito nas escolas públicas de Manaus- mobilidade urbana", "A importância do descarte correto e reciclagem de RSC no município de Manaus- sustentabilidade" e "Análise dos principais fatores influenciadores de acidentes fatais em uma via na cidade de manaus em 2017 - mobilidade urbana". Seus três artigos teve por finalidade se aprofundar na sustentabilidade e melhorias no trânsito.

Os artigos defendidos por Luísa Vitoria e Lorena Quiroz, foram sobre: “Implantação de pcm em máquinas industriais: Um estudo de caso em uma indústria de autopeças no pólo industrial de manaus sob a perspectiva de gestão de projetos em manutenção”, feito em parceria com Efraim Menezes e Elcivan dos Santos Silva e o "Estudo da viabilização da reciclagem do vidro em Manaus", com participação de Efraim Meneses.

“Crateras em rodovias urbanas e o uso do geoprocessamento, plataformas móveis e mistura asfáltica a laterita como recursos de gestão e manutenção das vias”, foi um trabalho defendido por Luísa Vitoria em participação de Bruno Gabriel, Thiago Chagas e a Orientadora Jussara Cury Maciel.

A aluna Isabel Cristina abordou a temática: "Análise do fluxo de tráfego de um polo gerador de viagem em uma via coletora na zona central da cidade de Manaus", o propósito de seu trabalho foi aprender sobre o trânsito da cidade de Manaus, especificamente na área central da cidade.

No total foram oito trabalhos enviados pelo IFAM e apareceu no ranking das Instituições.

No Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra Portugal, os alunos de Engenharia Civil, Maximillian Nascimento, Luis Eduardo, Hiago Dias, Jean Marxell  e Bruno Oliveira defenderam seus artigos em pôster no PLURIS 2018 - 8º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável.

Maximillian Nascimento estudante do 10° período de Engenharia Civil, discorreu sobre a relevância de participar de um congresso internacional, “A oportunidade de participar e apresentar um trabalho científico em Congresso Internacional, onde reúne uma gama de profissionais e estudantes de Mestrado, doutorado e, até mesmo, pós-doutorado, enriquece o conhecimento do aluno de graduação fazendo com que obtenha um padrão de qualidade imensurável voltado à pesquisa. Seu artigo retratou a respeito da: "Qualidade do transporte público coletivo como meio sustentável de mobilidade urbana em Manaus".

Luiz Eduardo, seguiu na categoria: Planejamento e gestão do uso do solo, com o tema: Diagnóstico da logística e infraestrutura do transporte hidroviário de cargas no amazonas. Para Luis todo esforço e dedicação seguiu através de professores e orientadores da instituição, “Agradeço ao IFAM, por nos proporcionar este momento e agradeço aos professores do curso de Engenharia Civil, em Especial a Professora Jussara, nossa Orientadora, além da nossa antiga Coordenadora Luz Marina Maruoka, que fez parte deste processo, relatou.

Hiago Dias, Jean Marxell Motta de Sousa e Bruno Oliveira dos Santos procederam na categoria: Integração entre uso do solo e transportes, como o Artigo: "INFLUÊNCIA DE EVENTOS NO TRÂNSITO E MOBILIDADE DAS CIDADES: O CASO DE MANAUS, AMAZONAS".