Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos do CMC participam do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente

Alunos do CMC participam do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente

por publicado: 01/10/2018 11h22 última modificação: 01/10/2018 11h22

Nos dias 25 a 28 de setembro, os alunos do CMC, participaram do 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, em Minas Gerais, na Cidade de Poços de Caldas.  O evento contou com a principal temática “Crise Ambiental: repensando os limites do crescimento”.

A coordenação geral do projeto ficou sob a responsabilidade do Instituto Federal Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, que assumiu efetivamente a comissão técnica científica do Congresso, passando a ter um caráter acadêmico multidisciplinar focado em áreas diversas dentro da questão ambiental nacional e internacional.

Em 15 anos, o Congresso desenvolveu um forte conteúdo programático, buscando não só na área acadêmica nacional e internacional, mas também nas principais entidades e empresas do Brasil e do exterior convidados ilustres de renome nacional e internacional para agregar valor ao evento e trazer ao Congresso o que há de mais atual na área ambiental do Planeta.

A trajetória de 15 anos consolida-se transformando o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, um dos mais importantes do Brasil e insere efetivamente, Poços de Caldas no calendário nacional como uma cidade preocupada com a questão ambiental.

Nesta perspectiva, alunos do componente curricular de Gestão Integrada de Resíduos, do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, juntamente com o professor responsável, enviaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula e que tornam necessário o debate urgente no que tange às questões de gerenciamento de resíduos no cenário local e nacional. Ao todo, foram publicados e apresentados mais de 600 trabalhos desenvolvidos em todas as partes do Brasil nas mais variadas pautas das ciências ambientais.

Os trabalhos publicados foram:

1. ANÁLISE AMBIENTAL DE UMA NASCENTE DO PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA, MANAUS-AM, desenvolvido pelos discentes Valdenise Silva da Costa, Anderson Silva Ferreira, Daniel Victor Lima de Souza e orientação do prof. Álefe Lopes Viana.

2. DESCARTE DE ÓLEO LUBRIFICANTE USADO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE MANAUS, AM desenvolvido pelos discentes Raineza Fonseca de Souza, Kleyce Fonseca Barbosa, Rômulo de Araújo Reis sob orientação do prof. Álefe Lopes Viana.

3. IPTU VERDE COMO SUBSÍDIO À MELHORIA DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DA CIDADE DE MANAUS, desenvolvido por Roberta Monique da Silva Santos, Stiffanny Saraiva Bezerra Nelson Felipe de Albuquerque Lins Neto (ambos professores de uma instituição de ensino de cunho particular de Manaus) e o prof. Álefe Lopes Viana do IFAM-CMC.

Para o prof. Álefe Viana a participação e publicação de trabalhos no congresso é uma conquista dos alunos pois os trabalhos desenvolvidos em sala de aula são aplicados e vistos na prática pelos alunos, aliando o conhecimento teórico e prático em campo. O professor ressaltou ainda que esta edição foi especial pois como deliberações do evento está a criação da Sociedade Brasileira de Meio Ambiente, que passará a organizar os próximos congressos e ainda aproximar cada vez mais a temática ambiental à sociedade e poder público, onde os professores do IFAM foram convidados a participar da elaboração da programação dos próximos eventos.

Para quem tiver interesse em acessar estes e os demais trabalhos, os Anais serão em breve publicados no site http://meioambientepocos.com.br/