Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Alunos do curso de Engenharia Civil do IFAM-CMC, da disciplina de Geologia, realizam visitas técnicas na cidade de Manaus/AM

por publicado: 03/12/2019 13h40 última modificação: 03/12/2019 13h54

Com o objetivo de vivenciar, e aprimorar o entendimento dos conteúdos ministrados em sala de aula, os alunos do 4º período do curso de Engenharia Civil, da disciplina de geologia, ministrada pela Profª Dra. Jussara Cury,  realizaram visitas técnicas na cidade de Manaus/AM.

A primeira visita foi à feira de Geociências da Amazônia, promovida pela Superintendência Regional de Manaus (Sureg-MA), em homenagem aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nesta visita, os alunos puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela CPRM na região amazônica, como o monitoramento do nível dos rios, o acervos de minerais e rochas da Amazônia, um mini acervo de gemas e minerais preciosos e semipreciosos, registros e ocorrências de materiais fósseis da região, além de materiais e equipamentos utilizados em trabalho e pesquisa de campo. Também teve a SandBox, que era uma caixa de areia, com sensores de realidade aumentada que possibilitava o estudo da geomorfologia e entendimento das curvas de níveis.

A segunda visita técnica ocorreu na Praia da Ponta negra, situada na cidade de Manaus/AM. Durante a visita, os alunos puderam observar um tipo de rocha sedimentar, típica da nossa região, o Arenito Manaus. Esse tipo de rocha, se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas, que resulta da compactação e litificação de um material granular com a dimensão das areias.

A terceira visita foi nas áreas de risco geológico, localizada na Zona Leste da cidade de Manaus. São terrenos de alta instabilidade geológica natural que não deveriam nunca ser ocupados, e áreas de baixo risco natural, passíveis de receber a ocupação urbana, no entanto, sua ocupação inadequada fazem com o que, mesmo nessas condições naturais mais favoráveis, sejam geradas situações de alto risco geotécnico.

A quarta visita foi na área de terras caídas localizado no Careiro da Várzea situado na região metropolitana de Manaus-Am, onde os alunos puderam observar o resultado desse fenômeno geológico, no qual costuma ocorrer mo período de seca dos rios, esse fenômeno ocorre causando erosão e cavando extensas cavernas subterrâneas, até que uma ruptura provoque a queda do terreno que é engolido pelas águas. Esse fenômeno ocorre muito na região amazônica.