Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > APG IFAM participa da posse da Nova Chapa Eleita do Grêmio Estudantil Prof. Raimundo Luiz que marca momento significativo para o movimento estudantil

por publicado: 01/10/2024 12h38 última modificação: 01/10/2024 12h38

No dia 27 de setembro de 2024, ocorreu a cerimônia de posse da nova chapa eleita do Grêmio Estudantil Prof. Raimundo Luiz, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC). O evento foi um marco para a organização estudantil na instituição, reunindo lideranças do movimento estudantil e membros da comunidade acadêmica, destacando o fortalecimento do protagonismo jovem no cenário educacional.

O diretor do Campus Manaus Centro, professor Dr. Edson Valente, destacou em seu discurso o papel essencial dos grêmios estudantis como espaços democráticos de articulação, reflexão e mobilização, fundamentais para a construção de uma cidadania crítica e ativa. Ressaltou também a importância do diálogo constante entre a gestão do campus e os estudantes, com o objetivo de aprimorar o ambiente acadêmico e garantir o desenvolvimento das atividades estudantis. Além disso, parabenizou a presença da APG IFAM, por ser pioneira na participação no evento e de sua relação com as lideranças estudantis.

A cerimônia contou com a participação de representantes da Associação de Pós-Graduandos do IFAM (APG-IFAM), incluindo o presidente Jander Ramires Rodrigues Silva e o tesoureiro Luiz Dias Júnior, reafirmando o apoio e a conexão entre diferentes níveis de representação estudantil. A APG-IFAM, que tem desempenhado um papel importante na defesa dos direitos dos estudantes de pós-graduação, destacou a unidade entre os estudantes, desde o ensino médio até a pós-graduação, em prol de uma educação pública e de qualidade.

Lideranças do movimento estudantil do Amazonas também estiveram presentes, como a presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Jéssica Telles, que reforçou a importância da participação ativa dos estudantes na construção de políticas educacionais inclusivas, e o presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA), Wendel Mourão, que parabenizou a nova gestão e enfatizou o papel crucial dos grêmios na defesa dos direitos dos estudantes do ensino médio.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (DCE-UFAM), Rayane Alencar, participou do evento em um gesto de solidariedade e unidade entre as entidades estudantis. Ela ressaltou a importância da colaboração entre grêmios e DCEs para fortalecer o movimento estudantil, buscando conquistas em áreas como assistência estudantil e acesso à educação de qualidade, além da criação de espaços de debate sobre temas relevantes para a juventude.

Além das lideranças, o evento contou com a presença de professores, servidores e um expressivo número de alunos do IFAM CMC, que demonstraram seu apoio à nova gestão do grêmio.

A nova chapa do Grêmio Estudantil Prof. Raimundo Luiz assume com a responsabilidade de representar os interesses dos estudantes, promover debates sobre temas importantes e organizar eventos que contribuam para o enriquecimento cultural, social e educacional da comunidade acadêmica do IFAM CMC. Ao final da cerimônia, os novos representantes agradeceram e destacaram a importância do engajamento de todos os estudantes nas atividades do grêmio, convidando-os a participar ativamente dos projetos que serão desenvolvidos ao longo do mandato.

A APG-IFAM deseja boa sorte e sucesso à nova gestão, reafirmando seu compromisso com a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. A participação ativa dos estudantes é essencial para o fortalecimento das políticas educacionais e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Foto 1: Luiz Dias (Tesoureio APG IFAM), Edson Valente (Diretor Geral IFAM CMC), Pedro Merin (Presidente Grêmio IFAM CMC) e Jander Ramires (Presidente APG IFAM)

as.jpg

Fonte: J. Ramires (2024).