Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Atividade alusiva ao Dia Mundial da Água

Atividade alusiva ao Dia Mundial da Água

por publicado: 25/04/2018 13h02 última modificação: 25/05/2018 11h34

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica do IFAM-CMC acerca da preservação do meio ambiente, aconteceu uma atividade na manhã do dia 24/04, cujo tema era sobre o Dia Mundial da Água.

Como forma de marcar essa data inédita no Brasil e ao mesmo tempo prenunciar o tema "Água", que será trabalhado na Semana do Meio Ambiente do IFAM, em junho, foi realizada esta atividade por meio da disciplina de Gestão de Recursos Hídricos, com apoio da Coordenação do Curso de Meio Ambiente, do Departamento Acadêmico de Química, Ambiente e Alimentos (DQA) e da Direção Geral do Campus Centro. Esta ação educativa envolveu 22 alunos do curso.

Os Alunos fixaram nos corredores da instituição, 24 quadros na dimensão de 50x37cm produzidos em vinil, com imagens e frases de própria autoria, visando a sensibilização sobre a água e temáticas de alerta sobre a degradação dos recursos hídricos.

Devido a forma como os recursos hídricos vem sendo tratados pelo homem, o assunto vem causando constantes preocupações e o tema vem sendo bastante discutido principalmente nos encontros mundiais.

Confira o álbum com as fotos no Facebook

MAIS SOBRE O ASSUNTO

A Conferência sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento-Eco 92, ocorrido no Rio de Janeiro, foi onde começou toda a preocupação sobre o assunto. Durante esse evento foi elaborado a Agenda 21 e com base no que trata o seu capítulo 18, em que “A água é necessária em todos os aspectos da vida. O objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta [...].

Até pouco tempo no Brasil a água era considerada como recurso abundante e renovável podendo atender as várias necessidades, sua restrição sempre foi vista no semiárido nordestino. Porém, a partir da conferência de Dublin no mês de janeiro de 1993 a água passou a ser considerado um recurso finito e vulnerável, precisando de forma imediata que ações sejam implementadas para tentar reverter esse cenário que atinge a todos sem distinção.

Considerando a abrangência da degradação dos recursos hídricos, principalmente observado a partir dos inúmeros igarapés que cortam o sítio urbano de Manaus que se encontram poluídos e contaminados por todas as formas de resíduos é uma situação apenas perceptível muito embora todas as atividades econômicas e bem-estar social dependam diretamente do suprimento e qualidade da água doce não é uma situação amplamente compromissada por todas as camadas sociais.

É fato alarmante os inúmeros casos de contaminação por veiculação hídrica que atingem principalmente crianças e idosos que tem contato com águas poluídas ou contaminadas, quando não é essa situação percebe-se a questão da cultura da abundância e tem-se desperdício indiscriminado da água quando observado em muitas práticas sociais.

Como forma de alerta para a causa e degradação das águas, vários encontros mundiais vêm sendo realizados ao longo dos anos entre eles o Fórum Mundial da Água, organizado pelo Conselho Mundial da Água, é o mais importante evento do setor. A cada três anos, um país e uma cidade são anfitriões dessa importante iniciativa.

Este ano na sua 8ª edição o Fórum Mundial da Água foi realizado no Brasil, na cidade de Brasília, durante os dias 18 a 23 de março de 2018, e foi a primeira vez que o evento aconteceu no Hemisfério Sul.