Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > CAMPANHA JANEIRO BRANCO 2022

CAMPANHA JANEIRO BRANCO 2022

por publicado: 13/01/2022 09h04 última modificação: 13/01/2022 09h04

Quem cuida da mente, cuida da vida!

A Campanha Janeiro Branco é uma iniciativa nacional que promove debates assertivos em torno de temas e questões fundamentais relativas à Saúde Mental, Saúde Emocional, Psicoeducação, Educação Emocional e da harmonia das relações junto à população em geral. Criada em 2014 em Uberlândia (MG), a campanha espalhou-se por todo o país e já alcança outros países do mundo como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda. No Brasil, virou Lei Municipal e Lei Estadual ao estabelecer o mês de Janeiro como o mês da Saúde Mental, aproveitando que o primeiro mês do ano é período propenso às pessoas repensarem a sua existência e perspectivas futuras, em função do novo ano que se inicia. Enquanto pauta nacional, é um convite aos indivíduos refletirem sobre suas vidas, condições sociais e psicológicas, relacionamentos pessoais e profissionais, bem como acerca dos sistemas de crenças que possuem, os sentidos que atribuem às próprias vidas, os propósitos para os quais se dedicam e as qualidades das suas emoções, sentimentos,  pensamentos e relacionamentos em uma perspectiva integral, holística e humanística.

Assim, promover Saúde Mental na vida das pessoas pressupõe uma comunicação social acessível e de imediata compreensão para todos. Em tempos pandêmicos e de profundo adoecimento emocional  em todo o mundo, dedicar-se à Saúde Mental torna-se um serviço de UTILIDADE PÚBLICA em nome do bem-estar psíquico de toda a humanidade. Do mesmo modo, mostrar à sociedade a importância dos poderes públicos no sentido da criação de políticas voltadas para a Saúde Mental das pessoas e das instituições sociais faz-se urgente e necessária. Todos os meios e veículos midiáticos do Brasil têm contribuído para o crescimento, a difusão e o fortalecimento da Campanha Janeiro Branco no país, o que fortalece a cobrança por estratégias políticas, sociais e culturais de prevenção ao adoecimento emocional em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano estiver.

Pensando nisso, a Coordenação Multiprofissional em Saúde do Campus Manaus Centro, por meio do Setor de Psicologia, vem à público promover um tempo de reflexão e conhecimento sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Saúde Mental da Comunidade Acadêmica, a saber docentes e discentes, em face das novas configurações de trabalho e ensino na modalidade remota. Entendemos, com isso, que dificuldades intrínsecas ao cenário imposto, tais como falta de acesso à internet de qualidade, carência no domínio das tecnologias, isolamento social, dentre outros, contribuiu significativamente ao aumento de problemas já conhecidos como a Evasão Escolar, no caso de alunos, e o adoecimento por patologias de sobrecarga, em se tratando dos profissionais da Educação, algo que requer um olhar sensível e zeloso aos seus efeitos e formas de tratamento.

Abaixo, trazemos textos elucidativos  que buscam contribuir ao melhor entendimento desse contexto e suas formas de combate. E não esqueça: quando as coisas não andam bem na sua cabeça, elas não andam bem em lugar nenhum! Se precisar de ajuda, procure o Setor de Psicologia do seu campus e vamos juntos garantir Saúde Mental para a pessoa que mais importa: VOCÊ!

Clique nos links abaixo para fazer o download das cartilhas.

O Impacto da COVID-19 na Saúde Mental dos Estudantes

Ser professor na pandemia_ impactos na saúde mental – Revista Arco

Docencia na pandemia saude mental e percepcoes trab on-line

Saúde Mental na Escola em Tempos de Pandemia

Fonte: Site Oficial da Campanha Janeiro Branco.