Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > De Escola de Aprendizes Artífices a IFAM Campus Manaus Centro

Notícias

De Escola de Aprendizes Artífices a IFAM Campus Manaus Centro

por publicado: 21/09/2018 18h24 última modificação: 21/09/2018 18h24

 

 

 

 

1909 – 2018, para não esquecer.....

           

            No ano de 1909, pelo Decreto n. 7.566, de 23 de setembro, o então Presidente da República, Nilo Peçanha, deu início ao ensino técnico no país, como uma forma de responder aos desafios de ordem econômica, social e política.

            No final da década de 1930, as Escolas de Aprendizes Artífices deram lugar aos Liceus Industriais, mudança que pouco alterou os objetivos das antigas instituições. A partir de 1942, surgiram as Escolas Industriais e Técnicas, substituindo os Liceus, com o objetivo de oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. No ano de 1959, as Escolas Industriais e Técnicas passaram à categoria de autarquias e foram denominadas Escolas Técnicas Federais. Devido ao crescimento e evolução, em 1978, pela Lei n. 6.545/78, três delas foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica, surgindo os CEFETs do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Na década de 90, sob a égide do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, várias escolas técnicas e agrotécnicas transformaram-se em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET). Em 1994, pela Lei n. 8.948/94, ficou proibida a expansão da Rede Federal de Educação com recursos da União, impedindo a criação de novas unidades. Esta expansão somente seria possível através de parceiros (Estados, Municípios, Distrito Federal, setor produtivo ou organizações não governamentais), que se responsabilizariam pela manutenção e gestão das novas Unidades (art. 3º, § 5°, acrescentado pela Medida Provisória nº. 1549-28/97 e alterado pela Medida Provisória n°. 1651-42/98).

            A expansão da Rede Federal foi retomada em julho de 2004, no Governo do Presidente Lula, através do Decreto n°. 5.159, com a indicação de outras possibilidades de expansão da Rede. Esse decreto, em seu artigo 14, inciso VI, determinava que competia à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) “fortalecer a rede pública federal de educação profissional e tecnológica, buscando a adequada disponibilidade orçamentária e financeira para a efetiva manutenção e expansão”.

            Em 2005, a Rede Federal de Educação Profissional contava com 144 unidades, sendo: 31 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e suas Unidades de Ensino Descentralizadas – UNEDs, perfazendo um total de 75; uma Universidade Tecnológica (UFTPR) e seus campi; 39 Escolas Agrotécnicas (EAFs); 07 Escolas Técnicas e 08 Escolas Técnicas Vinculadas a Universidades Federais, além do Colégio Pedro II/RJ.

            Em 2008, o governo federal aprovou a Lei n°. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, publicada no D.O.U. de 30.12.2008, que criou 38 Institutos Federais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades, além de promover a integração e a verticalização da educação profissional desde a educação básica até a educação superior, otimizando, assim, a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão já existentes. Hoje, esses Institutos compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que, nos últimos anos, passou por profundas transformações, principalmente no que concerne ao número de campus. Atualmente, a Rede Federal conta com 653 unidades, organizadas em 38 Institutos Federais.

            Todas essas transformações fizeram com que várias datas comemorativas surgissem, demarcando a jornada de transformação e aperfeiçoamento do ensino técnico no Brasil ao longo do tempo.  No dia 23 de setembro, o Campus Manaus Centro estará aniversariando, completando 109 anos de criação, sendo que, no dia 1° de outubro, dar-se-ão 108 anos desde sua instalação. São datas a serem celebradas e jamais esquecidas, afinal, somos o mais antigo e o maior Campus do IFAM, resistindo a todas as transformações, reinventando-se para manter a vanguarda na excelência do ensino, aprimorando-se cada vez mais ao longo do tempo.

            O INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS – IFAM é o resultado do trabalho e empenho de gerações passadas. Hoje ele representa o reflexo do presente, projetando-se na direção de um futuro que de seus frutos poderá surgir.

            Parabenizamos a todos que fazem parte deste Campus Manaus Centro, servidores (docentes e técnico-administrativos), pais, alunos e prestadores de serviços que contribuem diariamente com dedicação e comprometimento para a nossa Missão Institucional.

            Parabéns, CAMPUS MANAUS CENTRO – CMC. 

 

Profa. Maria Stela de Vasconcelos Nunes de Mello
Diretora-Geral CMC