Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Semana de Reunião de Pais e Mestres 2017/2

Semana de Reunião de Pais e Mestres 2017/2

por publicado: 24/08/2017 18h06 última modificação: 28/08/2017 12h06

Com o término do primeiro semestre, vem à preocupação com desempenho dos alunos, boletins e a situação familiar. Visando isso, iniciou-se nesta última segunda-feira (21), a 3° reunião de pais e mestres, no campus Manaus Centro, envolvendo diretores, chefes de departamento, e coordenadores de ensino médio.

Segundo a Diretora Geral do Campus, Stela Nunes, o objetivo é “Mostrar o boletim, passar alguns informes que nós não temos oportunidades de passar para aos pais, porque eles não convivem aqui com frequência, pois eles trabalham e tem outras atividades, então esse é o momento em que chamamos os pais. E isso ajuda por que a escola não pode ser dissociada da família, ela tem o papel importantíssimo no acompanhamento do dia-a-dia dos seus filhos, porque aqui nós sabemos como eles estão, e fora daqui não temos como saber dessas informações” Afirmou ela.

Os temas abordados nos quatro dias foram informes gerais, boletim da 2° etapa, organização didático-acadêmica do Ifam,  além da questão do uso do celular, saída antecipada, e a questão do relacionamento instituição/pais. O ideal é que a escola e a família tracem as mesmas metas para obter um resultado de sucesso. Mas para haver comunicação realmente, aluno, instituição e pais,o aluno tem que ouvir o que os pais têm a dizer quando chegam em casa.

Para Andreia Medeiros, Mãe de um aluno, "A iniciativa do Ifam ao promover essas reuniões são boas, porque eles ficam sabendo as notas, como os alunos estão se saindo nesse período e dá para chamar mais a atenção deles referente as notas baixas. Isso vem mudando muito o âmbito escolar em relação pai e filho, porque no Ifam eles são muito prestativos em relação aos alunos e as matérias, até mesmo o professor, pois fiquei sabendo que o campus se preocupa muito com o desempenho dos professores também".

E com isso vemos realmente a importância desses tipos de reuniões, para os alunos e pais. Além de uma boa convivência nesse âmbito, é essencial uma infraestrutura adequada para receber esses adolescentes. Deve-se cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia; Propiciando ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo.

O diretor de ensino Prof. Antônio Santana diz que o lado positivo é “conseguir também ouvir os pais os anseios que eles têm e o que eles esperam da escola, e o que a gente pode melhorar. Tudo isso é notado e realmente é encaminhado para que seja resolvido. A prática de ensino os professores passam por um concurso depois tem um processo de seleção que capacita eles de trabalhar na área do ensino, os professores também fazem curso de aperfeiçoamento, mestrado, doutorado então eles em constante aprendizado e também tem os Fóruns onde a gente verifica as práticas pedagógicas onde a gente percebe também a melhoria dos currículos que são necessários, a gente atualiza as bibliografias” Acrescenta.

É importante também os pais trazerem sugestões para a gestora, contribuindo assim para que as intervenções aconteçam de fato. Sendo assim o Campus passa interagir e ajudar no aprendizado dos alunos. Vamos dar o total suporte para os responsáveis que sugerirem alguma ideia para a melhoria dos nossos projetos como por exemplo: Ideias para novos projetos entre outros.

Rebeca Silva, 17 anos, estudante do terceiro ano frisa “que essas ações são muito produtivas porque elas fortalecem a relação entre o professor entre o aluno e entre os pais o que torna muito importante. Até porque o IFAM tem várias políticas que regem tanto o funcionamento interno quanto o externo logo por serem várias políticas elas acabam se tornando pouco claras, logo essas reuniões esclarecem já que o IFAM por ser um instituto ele tem uma política complexa dentro dele. Tem projetos, eventos, visitas, competições inter-regionais e outros. Logo fica muito conflituoso para os pais administrarem tudo isso, sendo que as maiorias dos alunos vieram de outras escolas mais simples que só havia uma diretoria e não havia vários departam entos. A maioria dos professores eles não eram tão exigentes com os alunos”.