Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Encerrada a etapa estadual do JIFEN

Encerrada a etapa estadual do JIFEN

por publicado: 29/08/2018 16h54 última modificação: 29/08/2018 16h54

A edição desse ano dos jogos dos Institutos Federais ocorreu entre os dias (24/08) e (30/08) com mais de 200 alunos envolvidos entre atletas, delegação técnica e a própria torcida, o torneio encerrará na noite dessa Quinta-feira com uma cerimônia no ginásio Oswaldo Machado às 19 horas. Para o ótimo desempenho dos alunos este ano, foram realizadas reuniões com professores de educação de física dos 14 campi do Instituto federal, no Campus Manaus Centro, reuniões essas que foram lideradas pela profa. Avânia Maria Cordeiro juntamente com o professor Gustavo Galdino Rodrigues da reitoria.

O JIFEN é composto por três etapas a regional, estadual e Nacional que juntas envolvem práticas esportivas masculinas e femininas entre eles: Handebol, Basquete, Natação, Xadrez, Atletismo, Vôlei de areia, Futebol de quadra, Futebol de campo. A etapa regional ocorreu no mês de Julho e a estadual agora no mês de agosto, as competições aconteceram em três lugares diferentes: Campus Manaus Centro/ Ponta negra/ e Vila Olímpica. A etapa Nacional está por vir no mês de Outubro em Fortaleza.

Para o Coordenador de educação física do Campus Manaus Centro Franciney Carvalho de oliveira espera que os alunos alcancem seus objetivos de ganhar o campeonato “a expectativa dos jogos para o ano de 2018 são as melhores possíveis, todos os campi fazendo seus treinos e vindo para a capital, tentar suas melhores performances”, concluiu.

O clima das competições esquentaram no quarto dia de jogo nas areias da praia da Ponta Negra, cartão postal da cidade de Manaus, onde aconteceu às semifinais dos jogos de vôlei de praia masculino e feminino, no meio da disputa do masculino quem se deu bem foi o estado de Rondônia (IFRO) se classificando com 2 sets a 0 contra a equipe do estado do Acre (IFAC). Quanto a outra equipe masculina do estado de Tocantins (IFTO) venceu por 2 sets a 1 desclassificando o (IFPA).

A equipe feminina se saiu bem no vôlei de areia, o (IFPA) ganhou por 2 sets a 0 contra o (IFRR), outro confronto que estava acontecendo no mesmo local, agora com a equipe do estado de Roraima (IFRO) venceu o estado de Tocantins (IFTO) por 2 sets a 0. Longe da bela praia da Ponta Negra estava ocorrendo na piscina do Sesi - Clube Trabalhador disputa pelo ouro na natação, que obteve resultados satisfatórios dando enfoque para o Atleta Caio Henrique Amorim que bateu um novo recorde para a prova dos 100 metros nado peito com 1’20’’62. Houve recorde também na modalidade 50 metros nado livre, feito pela atleta Adlynez Vitória Costa com tempo de 00’48’’44.

A classificação da natação ficou com IFAM no primeiro lugar com 121 PTS, seguido pela equipe do Amapá (IFAP) COM 42 PTS  e em terceiro o estado do Acre (IFAC) com 26 PTS. A natação feminina não ficou por fora, o IFAM se classificou com 26 PTS, seguidas pelo (IFPA) com 18 PTS, e em terceiro lugar a equipe feminina do Amapá (IFAP) com 12 PTS. O motivo pelo qual os jogos são realizados é a pratica do desporto escolar levando a interação dos alunos com os grupos de educadores físicos, assistentes sociais. Desenvolvendo assim questões ligadas a solidariedade, cooperação e respeito as regras.

Premiação

Todas as modalidades serão premiadas no 1º, 2º e 3º lugar. Os vencedores receberão medalhas e o campus vencedor da modalidade leva o troféu para a casa.