Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Encontro marca início da criação do NEABI IFAM

Encontro marca início da criação do NEABI IFAM

O I Encontro sobre Diversidade Étnico-racial do IFAM aconteceu durante os dias 16 e 17 no IFAM CMC
por publicado: 17/11/2016 19h04 última modificação: 17/11/2016 19h09

Com o objetivo de implantar um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) no Instituto Federal do Amazonas, o Campus Manaus Centro sediou o I Encontro sobre Diversidade Étnico-racial do IFAM, durante os dias 16 e 17, trazendo experiências de outros Institutos Federais para serem compartilhadas e construir-se um plano de ação para o NEABI do IFAM.

Na abertura realizada ontem, 16, estiveram presentes o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, as pró-reitoras de Extensão e Administração e Planejamento, Sandra Magni Darwich e Josiane Faraco, a diretora do Campus Manaus Centro (CMC), Stela Nunes de Mello e da diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Rita Gomes do Nascimento.

Durante a tarde o Professor Etelvino Araújo mediou a Mesa-Redonda I entre a Secretária da SEJUSC, Maria das Graças Prola e o Diretor Técnico da FEI (Fundação Estadual dos Povos Indígenas), Osman Alfredo Félix Bastos. Maria das Graças abordou questões a respeito das populações negra e indígena, ressaltando o trabalho que vem sendo feito visando o registro de autodeclaração por meio de ações de cidadania. Osman abordou projetos e experiências realizadas através da FEI, como o Diálogo de Saberes, que reúne populações indígenas para desenvolver projetos pautados por eles.

DSC_0116.JPG

A Mesa Redonda II trouxe a Coordenadora do Grupo de Pesquisa do IFMA/NEABI, Socorro Botelho, e o Diretor de Direitos Humanos e Inclusão Social do IFMA – Campus Pinheiro, João Batista Botelho, ambos trataram de experiências exitosas nos Institutos Federais, com enfoque no Instituto Federal do Maranhão, onde estão sediados. A professora Socorro Botelho apresentou, entre outros projetos, o Projeto Gênero Literário Oficina de Língua Tronco Jê Canela, desenvolvida no IFMA, onde estudantes podem fazer um intercâmbio linguístico para ensinar e aprender a língua Canela.

DSC_0135.JPG

No último dia os participantes puderam fazer propostas e contribuir com ideias para a criação do NEABI IFAM, objetivando que Ensino; Pesquisa e Extensão do IFAM possam valorizar e difundir a diversidade étnico-racial presente nos campi. O próximo passo é planejar uma regulamentação para o NEABI IFAM, levando em conta as considerações feitas no Encontro.

Com informações da Comunicação Geral do IFAM