Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Estudantes de Manaus apresentam seus projetos de iniciação científica durante II MCCI

por publicado: 23/11/2016 18h25 última modificação: 23/11/2016 19h34

Propiciando a divulgação científica de maneira descomplicada, a II Mostra Científica e Cultural do IFAM (II MCCI) está sendo realizada no IFAM – Campus Manaus Centro. O evento iniciou na tarde da última terça-feira (22) e alunos de diversas escolas da cidade de Manaus participam expondo suas pesquisas e projetos científicos ao público visitante.

A abertura, realizada no Auditório Jorge Alberto Furtado, trouxe relatos de experiência dos premiados na I MCCI em 2015, momento em que foram apresentadas as consequências do prêmio em suas respectivas escolas, relembre os premiados aqui. A presidente da comissão do evento, Miriam Cartonilho, ressalta o valor do intercâmbio de conhecimentos que ocorre. “É um evento de extrema importância para o ensino, a gente precisa mostrar e fazer essa interação com alunos de outras escolas públicas, pois nós também temos a aprender com eles, é uma troca de experiência” completa.

Durante a manhã e tarde dessa quinta-feira aconteceu, no Espaço Moronguetá, a exposição e avaliação de projetos inscritos na Mostra. Um dos intuitos da mesma é contribuir para despertar vocações científicas e tecnológicas e possibilitar estratégias para que os trabalhos expostos tenham condições de continuidade por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior.

DSC_0436.jpg

Entre os expositores estava o proposta da Escola Estadual Ruy Araújo, em que a aluna Andreyna Rocha participa, o trabalho consiste na produção de um indicador de PH a base do açaí. “Após essa produção ele poderá ser usado nas escolas, em laboratórios, em qualquer lugar, o nosso, além de não prejudicar o meio ambiente, vai ser muito mais barato” garante Andreyna.

DSC_0415.jpg

Outro grupo expositor foi o do aluno Anderson Castro, da Escola Estadual Maria Madalena de Lima, que trouxe o resultado do projeto “Economia verde: produção de cosméticos utilizando matérias-primas amazônicas”, premiado ano passado. “O projeto incentiva muitos jovens a obter um conhecimento de como podemos pegar algo simples na química e transformar em sabonete, produtos artesanais e cosméticos por exemplo” afirma o aluno.

O encerramento do II MCCI será na quinta-feira, às 17h, no auditório Jorge Alberto Furtado, com premiação dos melhores trabalhos. Confira as fotos no Ifamnaticos.