Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > I Feira de Empreendedorismo Social IFAM-CMC

Notícias

I Feira de Empreendedorismo Social IFAM-CMC

Exposição de Trabalhos Artesanais como Resultado de Projeto de Empreendedorismo no IFAM/CMC
por publicado: 12/12/2019 14h49 última modificação: 12/02/2020 13h38

 

 

 

 

 

Nesta quinta, 12 de dezembro, o hall do CDI recebeu uma exposição de trabalhos artesanais que foi desenvolvida durante o projeto "Empreendedorismo Social: Trabalho produtivo e digno para todos", coordenado pelas professoras do IFAM-CMC, Cláudia Valle e Rogete Batista.

O projeto, desenvolvido no âmbito do edital 003/2019 da Proex, apresentou uma proposta de produção de trabalhos artesanais com o uso de materiais recicláveis.

Por meio de uma parceria com produtoras de artesanato, oficinas foram levadas para diversas áreas urbanas e rurais, como uma alternativa de oportunidade de geração de renda.

Os recicláveis mais utilizados nas oficinas foram justamente aqueles que são mais descartados nas ruas e beiras de rios e igarapés: papelão, garrafas PET, latas, vidros e embalagens e recipientes de plástico.

A oficineira Lúcia Jeffes, ex-aluna do IFAM, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos junto às comunidades.

Ela ressalta que o projeto não se resumiu apenas em ensinar como utilizar materiais recicláveis, mas também houve a preocupação de formar uma consciência ecológica nas comunidades, sobretudo em relação à poluição nos rios e igarapés.

Os produtos exibidos na exposição foram todos criados nas oficinas, com a utilização de diversos materiais recicláveis.

A avaliação foi de êxito total para todos os envolvidos no projeto.

A oficineira Lúcia Jeffes espera que esta parceria se repita em breve para que outras comunidades possam se beneficiar por meio destas oportunidades.