Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Formando Agentes Ambientais para um Futuro Sustentável

Formando Agentes Ambientais para um Futuro Sustentável

por publicado: 13/05/2024 10h11 última modificação: 13/05/2024 10h11

Manaus, AM - No coração da região Norte do Brasil, o estado do Amazonas enfrenta desafios significativos em relação à gestão de resíduos sólidos. Com uma produção diária de mais de 2500 toneladas de lixo urbano, segundo dados de Pereira e Aleixo (2018), e apenas a capital, Manaus, dispondo de um aterro sanitário, a necessidade de mão de obra qualificada para uma gestão ambiental efetiva torna-se urgente. É nesse contexto que surge o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, uma iniciativa voltada para capacitar indivíduos interessados em contribuir para a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

Objetivos Claros para um Futuro Sustentável

Os objetivos do curso são delineados com precisão, visando formar agentes ambientais aptos a atuar em diversas frentes ligadas à gestão e ao gerenciamento de resíduos sólidos. Desde apresentar conceitos básicos sobre resíduos até capacitar os participantes para elaborar planos de gerenciamento, o curso aborda uma ampla gama de conhecimentos. Além disso, estimula a inclusão social e busca transformar os participantes em multiplicadores de práticas sustentáveis em suas comunidades.

Uma Oportunidade para Todos

Destinado a estudantes e trabalhadores que tenham concluído o ensino fundamental, o curso é uma oportunidade aberta para aqueles que desejam ingressar na área de gerenciamento de resíduos sólidos ou aprimorar seus conhecimentos na temática ambiental. A metodologia adotada, que privilegia a participação ativa dos alunos e a articulação entre teoria e prática, promove uma aprendizagem significativa e prepara os participantes para os desafios reais da gestão de resíduos.

Metodologia Engajadora para Resultados Concretos

A metodologia de ensino adotada no curso busca não apenas transmitir conhecimentos, mas também desenvolver habilidades e atitudes necessárias para uma atuação eficaz na área ambiental. Desde a elaboração de materiais didáticos até a realização de atividades práticas em campo, o curso oferece uma experiência completa e envolvente. Com uma abordagem que valoriza a diversidade de conhecimentos e experiências dos participantes, o curso forma agentes ambientais preparados para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos e promover um futuro sustentável para todos.

Junte-se a nós nessa jornada rumo a um ambiente mais saudável e sustentável! #GestãoDeResíduos #MeioAmbiente #Sustentabilidade