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I SAEPT reuniu diferentes atores e protagonistas envolvidos na educação profissional e tecnológica
Ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro nas dependências do IFAM-CMC, O I SAEPT- Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica. O evento teve como objetivo mostrar que em um curso de pós-graduação existe a necessidade de compreensão da divulgação e a comunicação cientifica.
O simpósio teve inicio as 8h30 com uma apresentação cultural do mestrando Ronisson Oliveira, que cantou a música “Admirável Gado Novo”, e do mestrando Nilton Azevedo que declamou a poesia “O Cordel” e o “Trabalho como Principio Educativo”.
Após esse inicio houve a conferencia de abertura da professora Dr. Maria Francisca Moraes de Lima, intitulado “Mundo Do Trabalho e Práticas Educativas”. Segundo a professora foi um momento de mostrar essa insociabilidade entre o mundo do trabalho e a educação. De acordo com a doutora, o trabalho tem que fazer um papel de ferramenta educacional, sendo um trabalho que integra e que não aliena, e principalmente um trabalho que transforma o indivíduo em sujeito produtivo.
No decorrer da programação houve minicursos, mesas redondas e ateliês, com objetivo de oportunizar o debate e o compartilhamento de experiências e saberes nos processos formativos em EPT.
O evento também possibilitou a divulgação de pesquisas em EPT, ampliando o espaço de interlocução dos estudos conduzidos no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), sendo elas:
Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT;
Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT;
Práticas Educativas no Currículo Integrado;
História e memórias no contexto da EPT;
Organização do currículo integrado na EPT;
Organização de espaços pedagógicos na EPT.
Segundo a coordenadora do evento, a professora Deuzilene Salazar, o simpósio foi um momento de dialogo, não apenas entre os pesquisadores e mestrandos, como também com a comunidade em sociedade. Um dos objetivos era envolver outros profissionais que atuam, tanto no âmbito de espaços não formais, como nos formais.