Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > I Workshop Amazonas Conectada no IFAM-CMC

I Workshop Amazonas Conectada no IFAM-CMC

O projeto é fruto do trabalho do Professor do Campus Manaus Centro, Mestre em Engenharia Elétrica na Área de Telecomunicações com Ênfase em Redes de Computadores pela UFPE, professor Guilherme Moraes. Ao idealizar o projeto, que hoje se encontra sob o comando do Exército
por publicado: 26/11/2015 13h07 última modificação: 06/01/2016 09h41

Na manhã desta quinta-feira (26), teve início o 'I Workshop Internacional do Programa Amazônia Conectada’, realizado pelo Exército Brasileiro, por meio do 4º Centro de Telemática de Área (CTA) e do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx). As atividades acontecerão até amanhã (27), das 08h45 às 13h, no Campus Manaus Centro (CMC).

De acordo com o Chefe da Divisa Técnica do CTA, capitão Emerson Oliveira Antunes, a realização do evento no IFAM surgiu a partir da parceria feita com o professor João Guilherme de Morais, por meio do projeto Amazonas Conectada, resultado da tese de doutorado do docente. “O principal objetivo do programa é levar comunicação para nossas organizações militares no interior da Amazônia ocidental. Estão presentes, hoje no evento várias empresas de Tecnologia da Informação (TI) e representantes do governo. Há pouco tempo, fizemos um projeto piloto e lançamos fibra no Rio Negro por 10k para conectar 2° organizações militares aqui em Manaus, e está em fase de teste”, disse.

Conhecendo o Programa Amazonas Conectada

O Programa Amazonas Conectada consiste na construção de uma infraestrutura de telecomunicações, através do lançamento de uma rede de cabos de fibra óptica no leito dos rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Purus por meio da serão disponibilizados serviços com alta capacidade e disponibilidade, como internet, telemedicina, telessaúde, universidade à distância, entre outros, para população indígena e ribeirinha, escolas, universidades, organizações militares e órgãos públicos.

Por suas características, representará um marco histórico nas comunicações no Brasil. Com isso, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversos setores poderão se beneficiar com uma infraestrutura robusta, capaz de levar tecnologia e cidadania para o interior da Amazônia.

Projeto Amazônia Conectada Ganha Premio do Ano em 2015

No evento de entrega do Prêmio MundoPM 2015, realizado na cidade de São Paulo, no último dia 12 de novembro, o Projeto Amazônia Conectada foi premiado como Projeto do Ano 2015. O Exército Brasileiro foi representado, na cerimônia, pelo Gen Div Antonino dos Santos Guerra Neto, Vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

O Prêmio Projeto do Ano é uma iniciativa de caráter nacional que valoriza instituições e profissionais da área de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portifólios de Projetos.

O Projeto Amazônia Conectada logrou o êxito de ser o melhor avaliado pelos membros da comissão de avaliação da premiação, composta por representantes de toda a comunidade especializada. Desta forma, o prêmio confirma o Exército Brasileiro como instituição de elevada competência em gestão de projetos.