Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > IFAM-CMC inicia Projeto Coleta Seletiva Solidária

IFAM-CMC inicia Projeto Coleta Seletiva Solidária

Uma parceria juntamente com a empresa Eco Cooperativa
publicado: 02/08/2016 15h40 última modificação: 10/10/2016 09h13

Na última sexta-feira dia 29/07, o IFAM-CMC firmou uma parceria com a Eco Cooperativa, com o intuito de realizar a coleta seletiva no Campus. O projeto promete alertar os servidores, alunos e comunidade para fazer a coleta dentro da Instituição. Este projeto tem como principal objetivo, coletar os materiais que não são utilizados e fazer a reciclagem, além disso, fazer um treinamento com os funcionários e uma mobilização dentro da instituição para alertar os servidores, alunos e comunidade sobre o Projeto Coleta Seletiva Solidária.

DSC00177.jpg

Conhecendo a Eco Cooperativa

DSC00227.jpg

A Eco Cooperativa é uma empresa de catadores de material recicláveis, a qual faz parceiras com empresas, faculdades e escolas. Para poder começar este trabalho reciclável na empresa, a instituição tem que implantar a coleta seletiva segundo a Lei de Decreto nº 5940. Com o IFAM foi feita uma parceria através de edital de chamamento público. O processo para recolhimento dos materiais acontece de 15 e 15 dias, ou até uma vez por mês conforme a necessidade do Instituto. Elisabeth Lea da Silva que faz parte da ECO Cooperativa contou que: “é muito bom fazer parte dessa coleta dentro do Instituição, porque todo o material que foi retirado nesta primeira coleta ia para meio ambiente e iria causar um grande impacto nele. Agora o destino deste material será totalmente novo, ele será reciclado e além disso vai gerar renda para os catadores de resíduos sólidos, os materiais que foram coletados no IFAM-CMC serão todos aproveitados e transformados em novos materiais prontos para venda“, contou Elisabeth.

Conhecendo o projeto Coleta Seletiva Solidária

DSC00172.jpg

Atualmente, a maior parte dos órgãos públicos que já implementam ações da A3P estão se inserindo no projeto "Coleta Seletiva Solidária", conforme o Decreto nº 5940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, constituindo-se em exemplo na busca da inclusão social de expressivo contingente de cidadãos brasileiros.

O referido Decreto prevê a constituição de uma Comissão para a Coleta Seletiva, no âmbito de cada órgão, cujo o objetivo é de implantar e supervisionar a separação dos resíduos e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores. Assim como é também de sua responsabilidade apresentar, semestralmente, ao Comitê Interministerial da Inclusão Social de Catadores de Lixo, avaliação do processo de separação e destinação às associações e cooperativas dos catadores. Além de terem um importante papel na economia, os catadores de materiais recicláveis configuram-se como agentes de transformação ambiental e sua ação minimiza o quantitativo de lixo a ser coletado e destinado pelas municipalidades, ampliando a vida útil dos aterros sanitários. Esses trabalhadores são, ao mesmo tempo, geradores de bens e de serviços, impulsionando o setor econômico da reciclagem.

O projeto Coleta Seletiva já está ativo dentro do IFAM-CMC, e a organização pede para os setores, alunos e comunidade em geral, para colaborar com projeto e manter o ambiente melhor dentro da Instituição.

Confira as fotos no Ifamnaticoscmc