Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Inovações para o Ensino de Teorias da Comunicação é tema de pesquisa dos alunos de Publicidade

Alunos apresentaram resultados iniciais da pesquisa na última sexta-feira (16/12), no Laboratório de Produção Publicitária (LAPP), Campus Manaus Centro
por publicado: 19/12/2016 15h57 última modificação: 19/12/2016 15h57

Assim como as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, diferentes tendências e inovações surgem com a proposta de melhorar a educação e promover mudanças no ensino. Foi alinhado a esse pensamento e tendo por base experiências vivenciadas no Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), que o Prof. Amarinildo Osório de Souza propôs uma série de atividades para os alunos do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária (CSTPP), Campus Manaus Centro.

Segundo o professor, muitas são as dificuldades observadas ao se trabalhar a disciplina Teorias da Comunicação, que integra a grade do curso de CSTPP. “Essa é uma disciplina muito teórica, e temos o desafio de trabalhar diferentes conteúdos das Escolas de Comunicação aplicadas ao contexto atual, especificamente na publicidade. É uma disciplina que exige muita leitura, discussão em sala e o desafio de aliar esses assuntos à realidade do fazer profissional”, comentou.

0000025921-Encerramento da disciplina com apresentacao dos resultados iniciais do artigo_dez_2016.jpg

A proposta conduzida pelo professor foi trabalhar o ensino colaborativo, com diferentes atividades. “Iniciamos a disciplina com leituras em sala, resenhas, e a realização de um seminário e um painel, onde contamos com a presença de profissionais convidados para debater pontos específicos sobre as Teorias da Comunicação. Num segundo momento, tivemos uma oficina de stop motion com o Prof. Almir Júnior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para que pudéssemos ter um contato com essa ferramenta e suas possibilidades de aplicação ao ensino. A atividade final resultou na produção de artigos científicos, que futuramente serão submetidos para publicação em eventos e revistas especializadas”, explicou Osório.

Entre os artigos gerados pelos alunos durante a disciplina, oito no total, um deles trata sobre inovações para o ensino de Teorias da Comunicação, e foi desenvolvido pelos alunos: Eduardo Moraes Hidalgo, Hugo Bueno Badaró, Letícia Melo de Sousa, Liliane Bentes dos Santos, Yasminne Alcântara da Silva Maia e Lucas da Silva Oliveira. A pesquisa trouxe como resultado quatro produtos, sendo eles: um banco de dados formado por artigos, teses, dissertações, livros e vídeos; uma plataforma de testes no Scratch, um vídeo utilizando o stop Motion, e um infográfico sobre as principais Escolas de Comunicação.

0000025921-07 - OFICINA DE STOP MOTION.jpg

Para discussão dos resultados iniciais, no dia 16/12, os alunos fizeram uma apresentação para uma banca formada pelo professor proponente, Amarinildo Osório; Prof. Dalmir Pacheco, doutor em educação e professor do IFAM; e o técnico audiovisual do curso, Sr. Marcelo Átila. “Foi um desafio participar desse trabalho, mas foi muito recompensador também. Os produtos ainda não estão 100% finalizados, nossa proposta é trabalhar no aperfeiçoamento, teste e melhoria dos mesmos. A partir dos resultados, gerar novas pesquisas e contribuir para o ensino dessa disciplina”, explicou Yasminne Alcântara, uma das alunas responsáveis pela pesquisa.

Para que os produtos fossem desenvolvidos, os alunos trabalharam de forma colaborativa e utilizaram os conhecimentos apreendidos na disciplina. “Tudo iniciou a partir da montagem do banco de dados, que serviu de base para fundamentar os demais produtos. Importante destacar que o banco foi montando utilizando critérios da Linguísticas de Corpus e analisado a partir do uso do AntiConc, um aplicativo específico de concordância linguística. Os resultados iniciais mostram que é possível trazer inovações para o contexto do ensino de Teorias da Comunicação, mas isso se torna mais viável com o trabalho coletivo, integrado e colocando os alunos no centro do processo”, finalizou o prof. Osório.

Plataforma online

A partir da finalização dos produtos, testes e aperfeiçoamento, os mesmos irão compor uma única plataforma online, que será disponibiliza para o público em geral. O banco também contará com um manual, explicando seu funcionamento e atualização. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail: amarinildo.souza@ifam.edu.edu.br

0000025921-Seminário realizado pelos alunos sobre Teorias da Comunicação (set_216).jpg