Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > IV Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas

IV Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas

por publicado: 28/09/2018 13h25 última modificação: 28/09/2018 13h25

Com intuito de compartilhar conhecimento, iniciou, na tarde desta quinta-feira (27), a quarta edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA-2018), com o tema: Desafios da pesquisa e do trabalho docente. O evento é promovido pelo curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). Estavam presentes no evento pesquisadores, professores de diferentes níveis de ensino, assim como estudantes de graduação e pós–graduação.

Neste primeiro dia, aconteceu o bate–papo descontraído, denominado “Teacher Talks”, mediado pela Profa. Dra. Andréa Mendonça, os participantes foram Karen Koga – professora da Nilton Lins, Reinier Alex – um dos fundadores da Edu Nova AM e o Coordenador Geral de EAD da Nilton Lins, Vallace Heran.  Logo após as apresentações dos convidados, foi estendido o debate aos participantes do evento.

Na roda de conversa, os assuntos mais citados foram a Era da Internet que se trata de um mecanismo de comunicação entre as pessoas e a Indústria 4.0 que originou-se na Alemanha, com a intenção de colocar o país como líder em manufatura por meio da alta tecnologia como por exemplo: Sistema Nuvem, Computação Integrada, Internet das Coisas, Cibersegurança, Rede de Comunicação, Big Data, Realidade Aumentada.

Além dos assuntos citados acima, os convidados falaram sobre os principais desafios do aluno na Educação a Distância (EaD). Reinier Alex esclareceu que o aluno de EaD precisa desenvolver as capacidades de autogestão, disciplina e autoavaliação.

Autogestão
Quando você é capaz de administrar sua rotina, aliando seus estudos e outros interesses.

Disciplina
Quando você é capaz de cumprir todas as tarefas nos prazos definidos por você e pelo tutor da disciplina.

Autoavaliação
Quando você é capaz de avaliar seus resultados de forma consciente e verdadeira.

Outra pergunta realizada no evento, mas direcionada a Karen Koga, se tratava de como introduzir a robótica numa instituição pública. Segundo Karen,  nos tivemos a experiência de inserir a robótica em uma escola pública por meio do sistema lego, porém o projeto não prosseguiu pois houve resistência.

Durante o debate, uma das questões suscitadas foi o uso de celular em sala de aula. Vallace Herran se pronunciou mencionando que devemos aproveitar a tecnologia à favor da educação, sendo importante sim a inserção de projetos que ponham a internet com livre acesso nas escolas.

Ainda com enfoque na educação, Reinier explicou que existe o 5W2H que consiste em um plano estratégico para se obter respostas usando perguntas já utilizadas no dia-a-dia: O quê, quem, quando, onde, e por que. E é através dessa ferramenta que os professores conseguem diagnosticar a dificuldade do aluno em cada matéria.

O evento termina amanhã (28), com a realização de oficinas, apresentações de artigos e relatos de experiências, exposição de produtos e de livros e a palestra de encerramento "O que sabemos e não sabemos sobre formar professores", com o Prof. DrJúlio Emílio Diniz-Pereira.