Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Nota de Repúdio: IFAM-CMC Lamenta e Repudia os incidentes ocorridos na reunião de pais em 10 de setembro de 2024

publicado: 11/09/2024 19h03 última modificação: 12/09/2024 14h04

Por Direção-Geral do IFAM-CMC

nota de repudio.png

Manaus, 11 de setembro de 2024

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, reafirma seu compromisso com a missão de promover a educação pública, gratuita e de qualidade, pautada nos princípios de equidade, respeito e valorização da diversidade. Nossa visão é de ser uma referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, formando cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno. Fundamentamos nossas ações em valores como respeito mútuo, responsabilidade social e o diálogo construtivo entre a comunidade escolar.

No entanto, lamentamos profundamente os incidentes ocorridos na reunião de pais realizada no dia 10 de setembro de 2024, às 10 horas da manhã no auditório do nosso campus. Durante este evento, destinado ao fortalecimento do diálogo entre pais, alunos e a instituição, assistimos a uma conduta incompatível com o ambiente de respeito e colaboração que sempre buscamos cultivar.

Uma mãe de um aluno do Curso Técnico de Nível Médio (CMC), ao chegar atrasada e após o encerramento da reunião, manifestou-se de forma desproporcional e desrespeitosa, exigindo que o encontro fosse prolongado exclusivamente para que suas questões fossem abordadas, ignorando o tempo da recepção individualizada destinada aos professores e pais. Infelizmente, esta não é a primeira vez que tal comportamento é observado, visto que a referida mãe tem utilizado esses momentos para fomentar o desrespeito, assédio e ódio contra servidores que estão no pleno exercício de suas funções.

Repudiamos com veemência qualquer ato que se afaste do diálogo civilizado e da colaboração construtiva entre os membros da comunidade escolar. A educação de qualidade depende, acima de tudo, do respeito mútuo e da colaboração entre pais, alunos e profissionais da educação. Ações que desrespeitem esses princípios não serão toleradas em nosso ambiente educacional.

Nosso corpo de servidores dedica-se diariamente ao desenvolvimento de uma educação inclusiva e de excelência. Atitudes que promovam o assédio ou a intimidação, especialmente contra os profissionais que trabalham arduamente para o sucesso educacional dos alunos, são inaceitáveis e vão contra tudo aquilo que nossa instituição preza e representa.

Reafirmamos nosso compromisso com o respeito, o diálogo e a construção de um ambiente saudável e seguro para todos. Não hesitaremos em tomar as medidas cabíveis para proteger nossa comunidade escolar e garantir que comportamentos inadequados não prejudiquem o desenvolvimento de nossos alunos e a qualidade de nossos serviços.

EDSON VALTENTE CHAVES
Diretor-Geral do IFAM-CMC