Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado?

O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado?

Temática é abordada na aula inaugural da turma 2018 do MPET
por publicado: 06/03/2018 14h31 última modificação: 06/03/2018 14h55

O Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), do IFAM-Campus Manaus Centro, realizou nesta terça-feira (06) a aula inaugural para Turma de 2018, ministrada pela professora Dra. Andréa Pereira Mendonça, que abordou o tema: O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado?

A aula teve como foco orientar os mestrandos e chamar atenção para o perfil esperado de um aluno de pós-graduação. “Muitos alunos tem uma visão superficial de como funciona uma pós-graduação. Então, a nossa ideia é que, neste primeiro contato, ele possa vislumbrar quais são as questões acadêmicas que eles devem cumprir, e também quais as cobranças que eles sentirão e como se posicionar, do ponto de vista do comportamento, como um aluno de pós-graduação. Então, essas boas-vindas é mais para situar o que realmente nós esperamos deles enquanto alunos que estão ingressando agora no mestrado”, relatou a professora Dra. Andréa Mendonça.

O Mestrando Afonso Santos, que é biólogo e também professor, relembrou as etapas do processo seletivo e destacou a importância de continuar se qualificando. “O procedimento para ingressar no mestrado contou com etapas difíceis e as pessoas que se formam têm esse sonho de continuar se profissionalizando e investindo em sua carreira, pois é uma oportunidade ímpar para todos, sobretudo em uma Instituição Federal renomada”.

Sobre o MPET

O MPET investe na formação de profissionais da educação, em especial docentes, que possuam interesse no desenvolvimento de pesquisas no ensino técnico e tecnológico capazes de gerar processos e produtos para o ensino e a aprendizagem, tanto na educação profissional quanto na perspectiva de uma educação que prepara para as demandas do mundo do trabalho, independentemente de estar direcionada ao exercício de uma profissão. O mestrado agrega duas linhas de pesquisas:

Linha de Pesquisa 1 – Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico: avalia e propõe propostas de processos formativos para professores em instituições de ensino tecnológico, centrando-se em focos temáticos de ordem estrutural, organizacional, didática e pedagógica. Para isto, serão priorizadas as peculiaridades dos impactos e repercussões decorrentes da organização do trabalho pedagógico do professor que atua naquela modalidade de ensino. Os professores e alunos que atuam na Linha de Pesquisa 1 estão vinculados ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (GEPROFET).

Linha de Pesquisa 2 – Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico: cria, aplica e avalia meios e recursos pedagógicos para a otimização de conhecimentos específicos do ensino técnico e tecnológico no contexto amazônico, tomando como base os fundamentos teórico-epistemológicos caracterizadores dos processos investigativos do ensino e da aprendizagem atrelados principalmente às tecnologias. Os professores e alunos que atuam na Linha de Pesquisa 2 estão vinculados ao Grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

Acesse: mpet.ifam.edu.br