Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > IFAM-CMC realiza palestra sobre prevenção ao suicídio.

IFAM-CMC realiza palestra sobre prevenção ao suicídio.

Evento contou com a presença da Psiquiatra Dra. Alessandra Pereira

por publicado: 25/09/2017 09h28 última modificação: 27/09/2017 17h12

Aconteceu nesta tarde de Terça-Feira (26), no auditório mini III a palestra Suicídio: Quem, Como e Porquê que contou com a participação da psicóloga Dra. Alessandra Pereira.

A ideia é divulgar o tema e alertar a população sobre o mal do século XXI, em contrapartida disso o setor de assistência social juntamente com o setor de psicologia visando as participações alusivas, não podiam passar despercebidos esse momento “A gente tem tido muitas demandas  por parte dos alunos, principalmente os adolescentes que sofrem com algum tipo de transtorno, eles pedem palestras, ações como essas ” Explicou a Assistente social Júlia Ferreira.

Núcleo de apoio

Como algumas pessoas sabem durante o mês de setembro é comemorado o mês Mundial de Prevenção ao Suicídio, então é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. Esta é uma campanha que acontece desde 2014 em todo país e visa a importância da prevenção ao suicídio.

Há características familiares, com maior risco quando há parentes que cometeram o ato. Além disso, mais de 90% dos casos há transtornos psiquiátricos pré-existentes nos indivíduos, tais como comportamento suicida, sendo mais frequente os transtornos de humor como depressão e transtorno bipolar, além do abuso de álcool e outras drogas, que é o segundo principal transtorno presente entre as pessoas que se suicidam” Destacou Alessandra Pereira.

Outra questão relevante é a importância do apoio familiar nessas horas. A pessoa com ideias de suicídio carrega grande sentimento de desesperança, porque acredita que ninguém à compreende ou que os problemas que está passando é uma situação irremediável.

Palestrante Alessandra Pereira

É importante lembrar que as pessoas com ideias ou comportamentos suicidas precisam de ajuda. Não é frescura  para a Psiquiatra e Dra. Alessandra Pereira "Se você se deparar com alguém que aparenta perda da vontade de viver, sem energia para nada, se isolando dos amigos ou família, queixando que “não suporta mais a vida”, “a vida está chata”, “não consigo mais fazer nada”, “não aguento mais”, preste atenção ao que a pessoa pode estar querendo lhe dizer, sem julgamentos ou crítica, buscando mostrar as coisas boas que tem na vida dela e, principalmente, buscando ajuda efetiva de profissionais habilitados para solucionar esse tipo de problema".

Já disse ao seu amigo o quanto ele é especial? Então, hora é agora!

Além da palestra, no período de 22 a 27 de setembro, o Grêmio Estudantil e os Centros Acadêmicos estarão recebendo bilhetes, com mensagens motivacionais e elogios aos colegas, que serão entregues pessoalmente no dia 28/09 (quinta-feira), acompanhado de surpresas e muita animação!

Para quem estiver interessado em participar desta ação, basta depositar uma mensagem para alguém especial em umas das caixas espalhadas pelo Campus Centro.

Ponto de entrega dos bilhetes:

• Corredor Central (próximo a rampa)
  •  Corredor da Duque (Em frente ao departamento DQA)

Quem pode participar?

• Alunos e servidores.

É importante lembrar:

• Identificar o destinatário (Nome/curso/turma);
  • Pode se identificar ou não;
  • Enviar mensagens motivacionais/incentivo/elogios;
  • Todos os bilhetes serão impressos e enviados por voluntários da campanha.

Esta realização contou com o apoio do Serviço Social, da Psicologia, da Diretoria de Ensino e da Direção Geral.

Para mais informações:

cas.dceifamcmc@gmail.com