Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Programa Amazônia Conectada é premiado no DCD Awards Brazil 2016

Programa Amazônia Conectada é premiado no DCD Awards Brazil 2016

por publicado: 12/12/2016 15h59 última modificação: 12/12/2016 16h04

O Exército Brasileiro foi o grande premiado do DatacenterDynamics Awards Brazil 2016. Com o Projeto Amazônia Conectada, idealizado pelo professor do IFAM CMC Guilheme Moraes, conquistou o prêmio na categoria "Melhor Projeto para Prestação de Serviço Digital no Setor Público". Patrocinada pela Sodalita, esta categoria premiou a Telebras em 2015, pelo desempenho da empresa na transmissão de imagens em alta definição dos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014.

O DCD Awards faz parte de uma série global de premiação e pelo sexto ano foi realizado no Brasil. A intenção é reconhecer projetos inovadores voltados para data center. Nesta edição, centenas de projetos de todo o país buscaram por este reconhecimento. Desses, apenas oito foram premiados, o Amazônia Conectada é um deles. Confira abaixo os detalhes do projeto.

WhatsApp Image 2016-12-12 at 15.17.14.jpeg

Sobre o Projeto

O Projeto Amazônia Conectada foi idealizado pelo professor do CMC, Guilherme Moraes, e hoje se encontra sob o comando do Exército, ele visa levar serviços como internet; telemedicina; universidade à distância e outras melhorias, para populações ribeirinhas, por meio de uma estrutura subfluvial de cabos de fibra óptica.

Metas

De novembro de 2014 (início oficial do Programa) até o momento, o Programa cumpriu com os seguintes objetivos:

- Implantação de um rede em anel, no Rio Negro, para aumentar a disponibilidade da Rede Metropolitana da Manaus
- Implantação da rede que conecta as cidades de Coari e Tefé (250 km de cabos óticos)
- Implantação da rede que conecta Manaus a Iranduba
- Expansão da Rede Metropolitana de Manaus, conectando áreas isoladas da Marinha e Aeronáutica
- Implantação de Rede Metropolitana em Tefé para conectar órgãos públicos, Universidades e escolas

Com informações e fotos de  Datacenter Dynamics