Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Projeto Curupira é destaque em Revista Científica no Rio de Janeiro

Projeto Curupira é destaque em Revista Científica no Rio de Janeiro

Projeto Curupira

por publicado: 24/07/2015 10h05 última modificação: 24/07/2015 13h01

O Prof. Dr. Dalmir Pacheco e a Prof. MSc. Maria Lúcia Tinoco IFAM-Campus Manaus Centro, foram autores do artigo sobre o Projeto Curupira publicado na revista científica, Destinos: Olhares além da fachada, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. A revista tem como objetivo a divulgação de ações sobre acessibilidade e destaca projetos nacionais e internacionais que estão fazendo a diferença quando o assunto é inclusão das Pessoas com Deficiência em todas as esferas das sociedade. O Projeto Curupira relata como é desenvolvida suas ações no Instituto Federal do Amazonas e como ficou conhecido em todo o Brasil. Estabelece um dialogo sobre suas principais principais esferas que são a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica e comunicacional.

Desde o início, as atividades do projeto no Instituto tiveram como parâmetro, objetivos e metas bem claros: expandir e implantar novos núcleos de acessibilidade e educação inclusiva em todos os campi; fortalecer as ações de sensibilização, interação e valorização das Pessoa com deficiência, junto à comunidade institucional; solidificar a orientação pedagógica e psicológica dos professores e técnicos a respeito de assuntos relacionados ao atendimento da Pessoa com deficiência ; promover melhoria de acessibilidade e mobilidade através de adaptações arquitetônicas de ambientes de ensino; produzir atividades criativas para desenvolvimento cognitivo; desenvolver pesquisas em tecnologias Assistivas; promover a interação entre os cursos de Licenciatura e as escolas públicas para a realização de ações voltadas à educação inclusiva.