Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus Centro > Notícias > Projetos do CMC participam do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Alimentos

Notícias

Projetos do CMC participam do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Alimentos

por publicado: 10/11/2016 17h00 última modificação: 10/11/2016 17h00

Ao buscar inovações tecnológicas que agreguem valores às matérias-primas regionais, em prol da melhoria contínua da qualidade, a produtividade, a sustentabilidade e o desenvolvimento de novos produtos, alunas do IFAM Campus Manaus Centro participaram do XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Alimentos, que aconteceu nos dias 23 à 27 de Outubro em Gramado.

WhatsApp Image 2016-11-01 at 10.44.27.jpeg

Os projetos foram apresentados por alunas do curso de graduação de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Centro (IFAM/CMC) e orientados pelas Professoras Ana Paula Stort e Lúcia Boeira. As apresentações ocorreram nos dias 24 e 25 de Outubro, com os seguintes temas:

  •  ACAI JUICE– A NEW NON-DAIRY PRODUCT WITH PROBIOTIC POTENTIAL:

Suco Açaí - Um Novo Produto Não Lácteo Com Potencial Probiotico, o objetivo deste trabalho foi avaliar a sobrevivência de uma cultura probiótica em uma matriz de suco de açaí, uma fruta amazônica já conhecida por seu valor nutricional e funcional em todo o mundo. Apresentado pelas alunas Antônia Pena e Patrícia Pena.

  • ELABORAÇÃO DE CHOCOLATE EM BARRA COM MATÉRIAS-PRIMAS AMAZÔNICAS: CACAU NATIVO E MANTEIGA DE CUPUAÇU:

Este trabalho, apresentado pela aluna Stefani Cavalcante, foi realizado para atender a demanda da empresa Na Floresta Alimentos Amazônicos, empresa incubada na Ayty - IFAM, e desenvolver uma formulação de chocolate em barra com alto teor de cacau utilizando amêndoas de cacau nativo amazonense e manteiga de cupuaçu.

  • DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E ACEITABILIDADE SENSORIAL DE QUEIJO MINAS FRESCAL CONDIMENTADO COM JAMBU E PIMENTA MURUPI:

 Apresentado por Artemísia Compton, a proposta desse estudo foi desenvolver um queijo minas Frescal com baixo teor de gordura e de sabor acentuado, enriquecido e condimentado com jambu e pimenta murupi. O produto foi produzido visando atender a um público que prioriza uma vida saudável e busca balancear sua dieta.

 
*Com informações de Antônia Pena - CATA/IFAM