Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Ação de sensibilização sobre a pessoa com deficiência

Ação de sensibilização sobre a pessoa com deficiência

por publicado: 02/11/2023 10h22 última modificação: 02/11/2023 10h37

CAPNE promove ação sobre inclusão e a empatia em nosso ambiente educacional.

WhatsApp Image 2023-11-01 at 17.48.45.jpegA CAPNE Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) promoveu uma atividade com os alunos do 2º ano do ensino médio integrado, chamada de "A Jornada da Empatia", buscando fomentar nos alunos a compreensão e a valorização da empatia. Em um mundo cada vez mais conectado, entender as emoções alheias e saber se comunicar são habilidades cruciais. Esta dinâmica, inédita no ambiente escolar, proporcionou uma experiência de aprendizado social e emocional.

O Desafio de Caminhar às Cegas

Sob a orientação do professor, três voluntários aceitaram o desafio de ficarem durante uma apresentação usando vendas. O propósito? Experimentar a vulnerabilidade de estar em uma situação desconhecida e dependa dos outros para se guiar. Com vendas nos olhos, eles deveriam caminhar pelo ambiente, tentar participar da apresentação enquanto seus colegas observavam e refletiam sobre as possíveis emoções e sensações vivenciadas pelos participantes.

WhatsApp Image 2023-11-01 at 17.48.47.jpegSegundo o atual coordenador do NAPNE Prof. José Carlos Ferreira Souza, esta ação é fundamental para o ambiente educacional do nosso campus. "O resultado foi uma experiência de aprendizagem poderosa. Ela nos lembra a importância de se comunicar eficazmente, entender as perspectivas dos outros e praticar a empatia em nossas interações diárias. Muitas vezes, a realidade de alguém pode ser muito diferente do que imaginamos, e essa dinâmica nos incentivou a considerar isso."

Reflexão: Confrontando Expectativas e Vivências

WhatsApp Image 2023-11-01 at 17.48.49.jpegO momento mais impactante da dinâmica foi a revelação. As vendas foram retiradas e os participantes compartilharam suas experiências, muitas vezes contrastando com a risada de seus colegas. Seguiu-se uma rica discussão sobre como nossas projeções podem divergir da realidade do outro.
A dinâmica também trouxe uma reflexão sobre a necessidade da prática da empatia e da comunicação ativa e compreensiva para com o próximo.