Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > INSTITUIÇÃO > Estágios

CIEE PROMOVE A INCLUSÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos e filantrópica, mantida pelo empresariado brasileiro. Atua como agente de integração -- uma atividade prevista na Constituição Federal --, propiciando a inclusão dos jovens estudantes no mercado de trabalho, com o objetivo de aprimorar sua qualificação profissional. Esse objetivo é viabilizado por programas de estágio e treinamento de estudantes em empresas conveniadas à instituição, aliando dessa forma a prática em ambiente real de trabalho ao aprendizado acadêmico.

Há uma legislação específica para o estágio: a Lei 6.494/77 e seu decreto de regulamentação (87.497/82). “O estágio consiste em importante ferramenta de profissionalização e mecanismo de integração do estudante ao mercado de trabalho, possibilitando ao jovem o aprendizado prático, além de aperfeiçoamento técnico e cultural”, afirma Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo da organização

CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL

O mercado de trabalho para profissionais em formação ou recém-formados é bastante exigente e competitivo. Todos os setores da economia têm buscado pessoas cada vez mais qualificadas. “A tarefa de procurar uma oportunidade, seja de estágio ou de trabalho, não tem sido muito fácil para os estudantes, principalmente porque a maioria das empresas exige dos novos profissionais uma experiência anterior, requisito difícil para alguém que acabou de se formar”, diz Bertelli.
É pensando na solução destes problemas que jovens de todo Brasil têm buscado, nas unidades do CIEE distribuídas pelo Brasil, uma oportunidade um estágio, seja de nível médio, curso técnico-profissionalizante ou universitário. Objetivo atingido pelos 250 mil estudantes que hoje têm estágios administrados pelo CIEE.
Desde sua fundação há 42 anos, o CIEE possibilitou estágios para mais de 6 milhões de estudantes em todo Brasil, graças às parcerias firmadas com quase 150 mil empresas e órgãos públicos. Os estagiários recebem bolsa-auxílio e outros benefícios, como vales transporte e refeição, por decisão da empresa.
Segundo pesquisas realizadas com estudantes-estagiários, a bolsa-auxílio é utilizada para custear despesas escolares, incluindo mensalidades, e até mesmo reforçar o orçamento doméstico, no caso das famílias menos favorecidas. Assim, o estágio cumpre outro papel relevante, pois representa para milhares de jovens a chance de se manter na escola. 

O QUE É O ESTÁGIO

        É a oportunidade de aprendizado prático proporcionada por empresas e órgãos da administração pública, sempre sob a coordenação da escola, e consiste no desenvolvimento de atividades relacionadas à área de formação acadêmica do estudante. Para estagiar, o jovem deve estar regularmente matriculado e freqüentando cursos vinculados aos sistema de ensino público e particular, nos níveis superior, técnico e médio.

DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE

O trabalho do CIEE vai além do recrutamento de estudantes para preencher as  vagas oferecidas pelas empresas. A instituição promove o Programa de Desenvolvimento Estudantil gratuito, que prepara os jovens estudantes ou recém-formados, para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, promove cursos de idiomas e de informática, além de oficinas de capacitação.Os conteúdos são elaborados a partir das exigências do mercado e visam auxiliar o aluno a se preparar para os processo seletivos de estágio e a dar os primeiros passos no mundo do trabalho.
Vale lembrar que todos os cursos e oficinas presenciais são gratuitos e ministrados na sede do CIEE, em São Paulo, capital. Há dois anos, a instituição lançou seu Programa de Educação a Distância, também gratuito, para ampliar o alcance geográfico de seus cursos de capacitação que, graças à internet, beneficiam um número crescente de jovens de todos os estados. 
   
FILANTROPIA

Além de integrar o estudante à empresa, o CIEE tem uma importante missão na área social. Propostas filantrópicas, como o Programa CIEE de Alfabetização Gratuita de Adultos e o Programa CIEE de Atendimento aos Portadores de Deficiência fazem parte da filosofia CIEE como contribuição à diminuição do índice de analfabetismo e de exclusão profissional.

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

As parcerias com instituições de ensino promovidas pelo CIEE em todo o Brasil permitem que os estudantes tenham acesso aos serviços gratuitos oferecidos pela organização, entre eles oficinas de capacitação, idiomas e informática (estes dois últimos realizados apenas pelo CIEE/SP). Para participar, o estudante deve ser cadastrado no CIEE. O cadastro, bem como informações relativas aos cursos gratuitos, estão disponíveis no site da organização.

Mais informações sobre o CIEE e seus programas podem ser obtidas no site www.ciee.org.br