Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > CMDI contribui com dados para pesquisa - Realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas

por publicado: 23/05/2019 19h38 última modificação: 24/05/2019 09h20

Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Eirunepé, Valdiney Ferreira de Almeida, visita o Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI). O docente, que é mestrando do programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabildade na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (PPGCASA/UFAM), esteve no CMDI na tarde da última segunda-feira (20), para aplicar questionário sobre a implantação do programa: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O que é A3P?

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: executivo, legislativo e judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes. Mas a adesão ao Programa é cada vez maior por dois motivos:

1. Adotar uma agenda ambiental no órgão é uma exigência dos tempos modernos, quando a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. O que fazer para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda? Usar de forma racional os recursos naturais.

2. A sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P.

A maior parte dos órgãos públicos já adota procedimentos considerados sustentáveis. Em diversas instituições, a coleta seletiva, por exemplo, é uma prática comum; em algumas foi adotado sistema para evitar o desperdício de água; outras estabeleceram que toda licitação será dentro de critérios de sustentabilidade. O que o Programa A3P fez foi sistematizar em eixos temáticos aquilo que é fundamental para um projeto de sustentabilidade, hoje disperso em diversos órgãos. São cinco eixos, a saber: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos gerados; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; E Licitações sustentáveis.

CMDI contribui com dados para pesquisa

A3PTRES.jpgApos assinarem o termo de consentimento livre e esclarecimento: o Diretor Geral do Campus Manaus Distrito Industrial, Prof. Nivaldo Rodrigues e Silva, o Diretor de Ensino,  Prof. Juan Gabriel Albuquerque Ramos e a Diretora de Administração e Planejamento Maricélia Alves Soares prestaram informações ao pesquisador sobre: uso de recursos naturais e bens públicos e sobre a gestâo dos resíduos gerados na instituição.

Segundo Valdiney Ferreira de Almeida, "a pesquisa pretende compreender o processo de gestão ambiental e ambientalização no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM pela A3P e gerar subsídios para melhoria de sua efetividade;  identificar as principais fragilidades e potencialidades da gestão ambiental junto ao programa A3P no IFAM e propor medidas para melhoria de seus eixos", disse.

A3P1.jpg

Da esquerda para direita: Juan Gabriel Albuquerque Ramos, Valdiney Ferreira de Almeida, Maricélia Alves Soares e Nivaldo Rodrigues e Silva,