Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > CERTIFICAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO: OFICINA DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA PARA PRINCIPIANTES

por publicado: 13/07/2023 12h42 última modificação: 13/07/2023 12h42

Certificação de 20 alunos

WhatsApp Image 2023-07-12 at 22.59.56.jpegO Instituto Federal do Amazonas - IFAM/Campus Manaus Distrito Industrial, por meio da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica - DIPEXPI, realizou no dia 01 de julho de 2023 na sala do Maker do Instituto Federal do Amazonas Campus CMDI a certificação de 20 alunos do Curso de Extensão: Oficina de Eletricidade e Eletrônica para Principiantes, com carga horária de 60 horas, que ocorreu em 15 (quinze) sábados no período de 04 de março de 2023 a 24 de junho de 2023.

WhatsApp Image 2023-07-12 at 22.59.54 (1).jpegO Curso Livre de Extensão gratuito foi voltado para adolescentes que estão cursando o ensino médio e provenientes da comunidade em geral que apresentaram interesse em adquirir noções básicas de eletricidade e eletrônica. As aulas proporcionaram aos participantes noções fundamentais sobre a temática do curso, assim como conhecer e manusear componentes elétricos e eletrônicos básicos, montar circuitos elétricos e eletrônicos e os procedimentos técnicos em medições elétricas.

A aluna Emilly Karollayne explicitou sua felicidade em concluir o curso e comentou que o conhecimento adquirido contribuiu bastante para seu desenvolvimento profissional possibilitando-a consertar equipamentos eletrônicos na empresa que faz estágio.

WhatsApp Image 2023-07-12 at 23.41.06.jpegDe acordo com a Diretora de Extensão, Sra. Samirames Fleury “Ao propor uma ação de extensão à comunidade externa, como o curso que foi ofertado pelo Professor João Batista, os professores exercem um papel transformador, não se limitando apenas ao ambiente escolar. Eles levam o aprendizado para toda comunidade alcançando pessoas de diferentes idades e interesses. Essa iniciativa proporciona acesso ao conhecimento, estimula o desenvolvimento de habilidades específicas e contribui para a formação de cidadãos mais completos e engajados. Portanto, é com grande satisfação que parabenizo o professor João Batista, que mesmo aposentado, continua contribuindo de maneira tão valiosa para a nossa comunidade, principalmente, para os jovens. Sua dedicação e empenho são exemplos admiráveis e os benefícios que ele trouxe com esse curso para seus alunos são incalculáveis, que essa dedicação possa inspirar outros professores a proporem ações de extensão que visem construir uma sociedade mais equitativa, onde todos têm chances de aprender e crescer. ”

WhatsApp Image 2023-07-12 at 22.56.43.jpeg
(E - D: João Batista Pinto de Oliveira, Nivaldo Rodrigues e Silva)
Segundo o Instrutor do curso, professor aposentado do CMDI João Batista Pinto de Oliveira, “O curso atingiu o seu objetivo final que era, através das atividades práticas em laboratório, apresentar e instruir os alunos do ensino médio em noções sobre os conhecimentos da Eletricidade e da Eletrônica, visando motivá-los para profissionalização em áreas técnicas afins.”

No encerramento do curso, teve a presença do Diretor Nivaldo Rodrigues, e também contou com a participação dos convidados, Dr. João Renato, professor aposentado do CMDI e do egresso Sr. Leildo Jander da Mota Silva, Mestre em Processos Industriais, atualmente exerce o cargo de Diretor em empresa do Polo Industrial.

Os alunos que se destacaram foram presenteados com um multímetro digital, patrocinado pelo Diretor Geral do campus, pela Diretora de Extensão (DIPEXPI), pela Coordenadora de Cursos e Projetos (CPRC) e pelo Professor da Turma.

WhatsApp Image 2023-07-12 at 22.56.42.jpegWhatsApp Image 2023-07-12 at 22.59.57 (1).jpegWhatsApp Image 2023-07-12 at 22.59.57.jpeg

Mais Fotos no link abaixo: