Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CMDI > Notícias > Chamada pública para curso de Agente Cultural Indígena.

Chamada pública para curso de Agente Cultural Indígena.

por publicado: 14/08/2023 18h12 última modificação: 14/08/2023 18h16

PROJETO: EMPODERANDO MULHERES INDÍGENAS: AGENTE CULTURAL INDÍGENA

O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial, por meio da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica e Pró Reitoria de Extensão do IFAM, torna público às inscrições para preenchimento de 40 (quarenta) vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Empoderando Mulheres Indígenas: Agente Cultural Indígena.

Pré-requisito: Mulheres Indígenas a partir de 18 anos e possuir o ensino fundamental completo.
Carga Horária: 100 horas
Horário do Curso: 14:30h às 18:30h (Segunda a Sexta)
Período das aulas:  28 de agosto a 13 de outubro de 2023
Local de realização do curso: IFAM – Campus Manaus Distrito Industrial (Av. Gov.
Danilo de Matos Areosa, 1672 - Distrito Industrial)
Conteúdo do Curso
O curso de Agente Cultural Indígena será formado por disciplinas teóricas e práticas, totalizando 100 horas de atividades presenciais, voltado exclusivamente para mulheres indígenas. A organização do curso prevê uma educação que ocorra tanto no nível da consolidação de saberes práticos e teóricos para a execução tanto da profissão quanto para a construção de saberes voltados para o exercício da cidadania.
Do ponto de vista da qualificação profissional, a aluna indígena estará qualificada para atuar na elaboração de projetos culturais e na execução, organização, promoção e divulgação de eventos culturais, incentivando a geração de renda na comunidade e o fomento e difusão dos saberes culturais indígenas. Além de adquirir um conhecimento sobre redes de economia criativa (cooperativismo, associativismo e economia solidária).
Da perspectiva de uma formação para a cidadania e o empoderamento das mulheres, espera-se que as egressas adquiram conhecimentos sobre direitos humanos, sociais e culturais e um aprendizado sobre a importância e centralidade da diversidade cultural, fomentando uma sociedade de base mais igualitária e um desejo de continuidade do processo de escolarização.

Estes objetivos serão alcançados a partir do seguinte conteúdo:

1. Mundo do Trabalho e Cidadania: Apresentar discussões iniciais sobre cidadania, no que diz respeito a direitos humanos, sociais e culturais e promover a aproximação dos estudantes sobre as possibilidades de trabalho de um agente cultural na comunidade. (Carga horaria: 20h)
2. Cultura e Diversidade Cultural: Ampliar o conhecimento sobre o conceito de cultura, buscando promover a valorização da diversidade cultural e conhecimentos sobre distintas manifestações culturais no Brasil e na comunidade. (Carga horaria: 20h)
3. Economia criativa e políticas culturais: Apresentar um panorama das políticas culturais e ampliar o conhecimento sobre economia criativa e solidária, contextualizando com atividades existentes no contexto Amazônico. (Carga horaria: 20h)

4. Organização de Eventos Culturais/ Equipamentos Culturais: Oportunizar ferramentas para a produção de eventos culturais, propiciando um conhecimento de todas as etapas de sua execução. Apresentar um panorama inicial sobre conceito e funções dos equipamentos culturais na Amazônia com visitas técnicas aos locais e/ou palestras
com profissionais do campo da cultura na comunidade. (Carga horaria: 20h)
5. Projetos Culturais: Conhecer as etapas de construção de um projeto em cultural para a realização de um projeto construído de maneira colaborativa pela turma a ser executado na comunidade ou no Campus. (Carga horaria: 20h)

Documentação necessária para inscrição

- Original e cópia da Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto, desde que contenha número do RG;
- Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Original e cópia do Comprovante de endereço recente;
- Original e cópia do documento de escolaridade (ensino fundamental completo);
- Original e cópia do certificado a aldeia onde mora;

Projeto e número de vagas

O projeto EMPODERANDO MULHERES INDÍGENAS: AGENTE CULTURAL INDÍGENA é referente ao edital N°007/2023 – PROEX/IFAM. O curso de Agente Cultural Indígena, busca qualificar profissionais para o trabalho no campo da cultura, na promoção de geração de renda e possibilitando a valorização da diversidade cultural e de manifestações e expressões culturais locais, fomentado pela Gestão do Campus Manaus Distrito Industrial. O projeto oferta 40
vagas disponíveis, para mulheres indígenas que possuam o ensino fundamental completo.

WhatsApp Image 2023-08-14 at 11.09.27.jpeg